Desafios do ensino de graduação na UFSC nos 30 anos do CCA

19/05/2005 10:23

O Professor Marcos Laffin, Pró-Reitor de Ensino de Graduação proferiu, quarta-feira, dia 18, palestra sobre o ensino de graduação na UFSC,temática alusiva a comemoração dos 30 anos do CCA.

A palestra teve como referência o trabalho docente e as implicações no processo ensino-aprendizagem. O Prof, Laffin enfatizou que as exigências do trabalho docente devem ter como princípios norteadores no acontecer do processo: “É preciso considerar que a função primeira da universidade se fundamenta na educação do ser humano, sujeito este que é ao mesmo tempo histórico, social, cultural, econômico, político e complexo em sua constituição. Educar o ser humano é simultaneamente educar e educar-se a si mesmo pelo conjunto das construções históricas em seus avanços e suas contradições.”.

Ao discutir o trabalho docente como prática social de intervenção referenciou que o saber docente “exige um saber científico sistematizado e pedagogicamente articulado e requer como pressuposto uma consistência teórica no sentido da emancipação humana e de melhores condições de vida das pessoas no contexto que se insere”. Na palestra foram apresentados ainda alguns desafios que se apresentam ao ensino superior. Tais como: contradições entre teoria e prática;

mercado de trabalho e formação cidadã; espaço público e privado. o Pró-Reitor informou ainda que o Fórum de Graduação

da UFSC será instalado em 9/6 que tem por objetivos ser um espaço de discussões e decisões sobre a graduação na UFSC. As discussões foram bastante proveitosas e apontaram a dimensão pedagógica da comemoração dos 30 anos do CCA.