Animando o Museu do Brinquedo nesta segunda na UFSC
Nesta segunda-feira, às 14h30min, o NICA (Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte) e o Museu do Brinquedo, sediado temporariamente na Biblioteca Universitária da UFSC, promoverão um encontro para comemorar a Semana dos Museus.
O encontro é aberto ao público. Participam do encontro o NICA, alunos de pedagogia e os narradores de histórias da Oficina Permanente de Narração da UFSC. O intuito é apresentar o Museu do Brinquedo e sua história. Haverá palestras da doutora em educação, Telma Piacentini, e da doutoranda, também em educação, Alessandra Rotta. Os temas serão “Crianças, Brinquedos e o Museu do Brinquedo” e “Reflexões sobre a Alteridade da Infância”. O encontro será realizado no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária.
Na terça-feira, 80 crianças de escolas públicas municipais convidadas visitarão o Museu e ouvirão histórias sobre brinquedos e brincadeiras, contadas pelos narradores da Oficina. As escolas foram escolhidas pela Secretaria de Educação.
Haverá também uma exposição de livros infantis. A Sociedade Amantes da Leitura, de Florianópolis, participará com a publicação do primeiro livro traduzido do dinamarquês para o português – “O Patinho Feio”, de Hans Christian Andersen, traduzido por Tabajara Ruas.
O Museu do Brinquedo foi fundado por Telma Piacentini. De acordo com Telma, a idéia nasceu das brincadeiras do artista, pesquisador e folclorista Franklin Cascaes. O Museu é, também, fruto do trabalho de doutorado de Piacentini.
Informações : gilka@floripa.com.br e telanita@terra.com.br
Por Bia Ferrari/bolsista de jornalismo da Agecom
Obs: A atividade com as crianças foi adiada em função da paralisação dos ônibus. Informação colocada dia 17, às 9h40min.