UFSC recebe delegação de Universidade do Canadá
A UFSC recebe no mês de maio a visita de 27 estudantes, dois professores e um técnico da Faculdade de Engenharia Florestal da Universidade de Laval, localizada em Quebec, no Canadá. O grupo canadense passará 14 dias no sul do Brasil visitando ambientes de Mata Atlântica, Floresta de Araucária, florestas plantadas, parques nacionais e fábricas de celulose. Neste domingo, dia 1º de maio, o grupo canadense será recepcionado no auditório da Reitoria, às 16h, para uma apresentação do grupo de capoeira e maculelê Beribazu, ligado a um projeto de extensão coordenado pelo Centro de Desportos da UFSC.
A visita da delegação canadense é parte da disciplina de graduação ´International Forestry`, da Universidade de Laval, e foi organizada pela professora Vetúria Lopes de Oliveira, pelo engenheiro Agrônomo Luiz Afonso Borges de Souza e pelo ex-aluno Admir José Giachini, ligados ao Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFSC. A visita também contará com a colaboração dos professores Ademir Reis e Daniel Falkenberg, do Departamento de Botânica da UFSC.
No período de dois a 11 de maio, o grupo viaja acompanhado por professores da UFSC pelas cidades de Caçador, Ilhota e Corupá, em Santa Catarina, além de Colombo e Irati, no Paraná. Também serão visitados os municípios de Santa Maria, Taquari, Guaíba e Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul. No dia 12 de maio o grupo volta à Florianópolis e no dia 13 será recebido pela professora Clarice Panitz, do Departamento de Ecologia, Citologia e Zoologia da UFSC.
De acordo com a professora Vetúria Lopes de Oliveira ,a UFSC foi incluída no roteiro pois a divisão de Microbiologia do Solo, ligada ao Departamento de Microbiologia e Parasitologia, possui trabalhos sobre microorganismos de interesse agrícola e florestal. Os pesquisadores da divisão trabalham em áreas que também são de interesse do grupo canadense e têm mantido contato com o professor Damase Khasa, da Universidade de Laval. Além disso, a UFSC tem importantes especialistas em florestas nativas, como é o caso dos professores Ademir Reis e Daniel Falkenberg, do Departamento de Botânica.
A expectativa é de que a visita incentive o estabelecimento de intercâmbios nas áreas de ensino e pesquisa entre a UFSC e a universidade canadense.
Mais informações com a professora Vetúria Lopes de Oliveira: veturia@ccb.ufsc.br e fone: 331-9353 ou 331-5166
Por Arley Reis/jornalista da Agecom