Seminário Ítalo-Brasileiro de 18 a 20 de abril
Nestes dias 18, 19 e 20 de abril, acontece , o Seminário Ítalo-Brasileiro de Cooperação Científico e Tecnológico. O objetivo do seminário, que acontecerá no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, é de apresentar a situação atual, trocar experiências e discutir programas que poderão ser desenvolvidos na área de C&T entre os dois governos, mais especificamente entre o estado de Santa Catarina e instituições da Itália.
Terminou o prazo para as inscrições gratuitas para alunos da UFSC, mas continuam abertas as inscrições gratuitas para professores e técnico-administrativos da UFS,interessados em participar do seminário.
O seminário é promovido pela Embaixada da Itália no Brasil, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Fundação de Apoio a Pesquisas Científicas e Tecnológicas de Santa Catarina (FAPESC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), do Instituto Italiano para o Comércio Exterior (ICE), da Fundazione Itália.
Já existe um acordo de cooperação científica e tecnológica em vigor desde 1999, com mais de 130 acordos interinstitucionais firmados entre universidades, instituições de pesquisa e empresas. Entretanto, “este evento visa incrementar essas relações científicas e tecnológicas, implementando novos programas, contribuindo assim para o fortalecimento e o relacionamento cooperativo entre os dois países”, assinalou o secretário executivo do Fórum Ítalo Brasileiro, Mauro Beal.
Estarão presentes no seminário o Embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, o Cônsul Geral Italiano no Brasil, Mário Trampetti, os reitores da UFSC, Lúcio Botelho, e da Universidade de Parma, Gino Ferretti, os secretários estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Jacó Anderle, e da Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Olavo Bilac Pinto, o Presidente da FAPESC, Rogério Portanova, presidentes e diretores da CAPES, CNPq, do Consiglio Nazionale delle Ricerche – CNR, do Fórum Permanente Ítalo-Brasileiro da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, entre outros.
Conferências e painel
Na segunda-feira, dia 18, às 19 horas acontecerá a solenidade de abertura do evento. Na terça-feira, 19, começa pela manhã a programação sobre as Ações Governamentais no Processo Internacional de Cooperação. Serão realizadas conferências enfocando os temas:
1 – Diritrizes da Cooperação internacional em Ciência e Tecnologia da República federativa do Brasil (Everton Frask Lucero – Chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCT);
2 – Transferência de Know-how Tecnológico e Científico para as Micro e Pequenas Empresas Brasileiras (prof. Roberto Massini, do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade de Parma, Itália);
3 – O projeto de Recuperação da Baia de Guanabara (prof. Guido Perin, da Universidade de Veneza, Itália).
Após as conferências acontecerá um painel de discussão coordenado pelo professor Nildo Lübke, Chefe de Gabinete dp Vice-Governador do estado do Paraná, com participação de autoridades brasileiras e italianas.
Às 14 horas, dentro da sessão sobre Interação entre Universidades, Empresas e Centros de Pesquisa, serão realizadas apresentações sobre:
1 – Os laboratórios conjuntos do ITESC – pelo Dr. Gian Nicola Barbini, diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas para a Cerâmica do Conselho Nacional de Pesquisas – Itália e presidente da Associação Européia de Cerâmica;
2 – A cooperação ítalo-brasileira na área de engenharia sanitária – professor Giordano Urbini – Universidade da Insubria, presidente da ANDIS;
3 – A cooperação ítalo-brasileira para o desenvolvimento dos distritos industriais – Professor Giuliano Simonelli, Politénico de Milão.
Inscrições e participação: Profissionais pagarão R$ 50,00 e estudantes R$ 20,00 para participação no Seminário. Mais informações pelo e-mail: italobrasileiro@ag3eventos.com.br ou fone/fax: (48) 238-9646 e www.ag3eventos.com.br/italo_brasileiro.php