Hospital Universitário da UFSC completa 25 anos
Acontece de dois a quatro de maio a V Jornada Científica do Hospital Universitário da UFSC, que dentre outros temas estará discutindo e comemorando os 25 anos da instituição. Logo após a abertura, o ex-diretor e professor do Departamento de Clínica Médica da UFSC, Dr. Alberto Chterpensque, fará um resgate histórico sobre os 25 anos do hospital.
“São 25 anos de luta, desde a criação do hospital até conseguir torná-lo referência para todo o estado”, destaca o diretor do HU, Dr. Carlos Alberto Justo e Silva. Conquistas importantes, como participação ativa na recentemente aprovada Lei do Acompanhante – que permitirá às mulheres brasileiras terem alguém ao seu lado na hora do parto –, serão lembradas durante a V Jornada.
Segundo o diretor, o objetivo, daqui para a frente, é tornar o HU um centro de alta complexidade, reforçando a necessidade de cursos de capacitação para professores e médicos e do atendimento à comunidade. “O HU não é apenas mais um hospital, mas um centro de ensino e treinamento contínuo para os médicos”.
Sendo o HU uma referência na humanização do atendimento, seguindo os preceitos do Sistema Único de Saúde e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a conferência “Integralidade e Humanização da Assistência” tratará do assunto, ministrada pelo professor Gastão Wagner. Ele foi coordenador do Programa de Humanização do Ministério da Saúde e atualmente é professor da Universidade de Campinas.
Além das palestras, conferências e mesas-redondas, as comemorações incluem um culto ecumênico campal no dia dois e um jantar dançante, no dia quatro – os convites são conseguidos junto ao DAP, pelo telefone 3319119. No dia seis, no refeitório do SND, as comemorações se encerram com um parabéns, em homenagem ao HU.
As inscrições para a V Jornada Científica do HU serão realizadas no Centro de Estudos do Hospital Universitário até o dia dois de maio, ou até encerrarem as vagas, e custam R$ 15,00 para profissionais e R$10,00 para estudantes.
Mais informações pelo telefone 331-9119, com Joceni ou Sérgio.
Por Willian Vieira/bolsista de jornalismo da Agecom