Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC participa de curso nacional a distância

26/04/2005 17:35

O Laboratório de Controle da Qualidade do Ar do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (LCQAr/ENS/UFSC) coordenará, em Florianópolis, o Curso de Treinamento a Distância sobre a Gestão da Qualidade do Ar em Centros Urbanos. Promovido pelo Banco Mundial e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o curso tem a finalidade de oferecer instrumentos de análise necessários ao reconhecimento e ao combate da contaminação do ar.

As aulas serão realizadas por meio de videoconferências, nas quais serão apresentados os temas dos nove módulos do curso. Além de contar com a orientação de uma equipe de especialistas, os participantes devem receber materiais didáticos em CD-ROM e ter acesso à página do curso na internet.

De acordo com os organizadores, o curso é direcionado a profissionais que trabalham nos setores público e privado, a especialistas em gestão da qualidade do ar e a todos os interessados na prevenção e controle da contaminação nas cidades da América Latina, em especial do Brasil. Para participar, é necessário que se tenha conhecimento de questões gerais ligadas à contaminação do ar.

As teleaulas, que iniciam no dia 3 de maio, irão ocorrer uma vez por semana, das 14h às 18h, durante cerca de dois meses. Em Florianópolis, as sessões de videoconferência serão realizadas no Centro de Tecnologia em Automação e Informática (CTAI) do Senai, localizado na Rodovia SC-401, nº 13730, km 5 – no Bairro Saco Grande.

As vagas para o curso são limitadas a 30 participantes. Os interessados precisam preencher o formulário de pré-inscrição no site www.gdln.org.br. Após serem selecionados, eles devem efetuar o pagamento de uma taxa, que custa R$100,00.

LCQAr é pioneiro no país

Inaugurado em agosto de 2004, o Laboratório de Controle da Qualidade do Ar possui equipamentos de tecnologia avançada para amostragem e análise de resíduos gasosos industrias – principalmente odores e Compostos Orgânicos Voláteis (COV).

No Brasil, o LCQAr é o único a pesquisar a gestão ambiental de odores, utilizando equipamentos como o olfatômetro e o espectômetro de massa – que ajudam a identificar odores, além das substâncias que os compõem. Esses aparelhos têm sido utilizados pelos pesquisadores em projetos na área de suinocultura, indústria de processamento de papel e também pela Petrobras.

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Débora Horn

Informações com o coordenador local do curso, professor Henrique de Melo Lisboa: 331- 7739 ou hlisboa@ens.ufsc.br

Visite o site do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental em: www.ens.ufsc.br

Saiba mais sobre o curso no site da Rede Global de Aprendizagem para o

Desenvolvimento: www.gdln.org.br