Círculo de Leitura com Mário Pereira nesta quinta

27/04/2005 12:53

Criado com o objetivo de incentivar, cada vez mais, o hábito de ler, o Círculo de Leitura de Florianópolis reúne-se mensalmente, sempre numa quinta-feira, para conversar sobre livros. Nesta quinta, dia 28 de abril, às 17 horas, no Espaço Cultural Cruz e Sousa, no Campus da UFSC, na Capital, o convidado é o jornalista, professor e escritor Mário Pereira, autor, entre outros, de Fazendo a cabeça – Jornalismo de Idéias e Crítica, publicado pela Editora Paralelo 27, em 93.

O Círculo de Leitura foi fundado em agosto de 2004 por integrantes da equipe da EdUFSC. Consiste basicamente de um bate-papo informal entre pessoas que comungam da paixão pela leitura. A cada sessão é convidada uma pessoa reconhecidamente dedicada à leitura que puxa a conversa discorrendo sobre o que está lendo no momento. Todos os convidados são chamados a falar sobre suas leituras e opinar sobre os livros citados e comentados. Há espaço para o debate, a leitura de trechos e manifestações artísticas.

O escritor Mário Pereira é o sexto convidado do Círculo de Leitura, que congrega, além dos membros-fundadores, escritores, estudantes, jornalistas, professores, pesquisadores e todas as pessoas interessadas em mais esta iniciativa a favor do livro, do escritor, da leitura e da literatura. Anteriormente, entre outros, já participaram os escritores Olsen Jr., Inês Mafra, Salma Ferraz e Jaime Ambrósio.

Quem é Mário Pereira?

Mário Pereira é jornalista e também graduado em Direito. Trabalhou como repórter, redator, editor e editor-chefe em jornais e outros veículos de comunicação de sua cidade natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Florianópolis, onde mora desde janeiro de 1986. Atualmente, além de lecionar Redação Jornalística e Edição, no Curso de Jornalismo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) no campus da Grande Florianópolis, é editor de Opinião do jornal Diário Catarinense, no qual também assina uma página semanal de resenhas e críticas literárias. Já publicou os livros Fazendo a Cabeça – Jornalismo de Idéias e Crítica (Editora Paralelo 27, 1993), Pequena História de Florianópolis (Editora Terceiro Milênio, 1994) e Certas Certezas (Editora Terceiro Milênio, 1995), pelo qual recebeu o Prêmio Othon Gama D’Eça, conferido pela Academia Catarinense de Letras naquele ano, Ao Pé da Letra – Escritores Catarinenses Contemporâneos e Outros Textos (Editora Garapuvu, 2002). Participou da antologia Círculo de Mistérios – O Conto Policial Catarinense (Editora Garapuvu, 2000), e a coletânea de contos 12 Histórias (Editora Garapuvu, 2004), que recebeu da Academia Catarinense de Letras o prêmio de melhor livro de contos lançado em Santa Catarina em 2004.

Fones para contatos: Mário Pereira – 216-3000 (DC); Alcides Buss – 331-9605.

Fonte: Editora da UFSC