10º Encontro de Coordenadores de Engenharia de Produção
Será realizado em Florianópolis,no Jurerê Beach Village, de quatro a seis de maio deste ano, o 10.º Encontro de Coordenadores de Engenharia de Produção. O Encep 2005 reunirá professores dos 182 cursos brasileiros de graduação e 20 de pós-graduação e pretende debater uma integração mais efetiva entre o ambiente acadêmico, o mundo empresarial e o sistema profissional. A preocupação com questões que tangenciam o cotidiano do ensino de graduação, como o Sistema Nacional Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e a reforma universitária, terão espaço na programação. A realização do evento é da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Fundação de Ensino e Engenharia em Santa Catarina (Feesc).
Uma das principais atividades do primeiro dia do Encep 2005 será a discussão sobre a avaliação da graduação, com base na palestra do professor Dilvo Ristoff, diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão do Ministério da Educação. Ristoff vai falar a respeito do Sinaes, criado em abril do ano passado como um instrumento para apreciar a qualidade dos cursos e o desempenho dos estudantes. A responsável por esse processo é a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
O coordenador local do evento e professor do departamento de Engenharia de Produção da UFSC, João Ernesto Escosteguy Castro, está preocupado com a formação dessa comissão. Na sua opinião, “ela precisa, de alguma forma, refletir as várias visões da área no Brasil”.
Reforma
A mesa redonda “Desenvolvendo competências para a
indústria brasileira”, na abertura do evento, também no dia 4, mas às 20h30min, reunirá os professores Antônio Diomário Queiroz, diretor geral da Secretaria Estadual da Educação e Cláudio de Moura Castro, da Faculdade Pitágoras e colunista da revista semanal Veja, como palestrantes. Segundo Castro, embora não esteja registrado na programação, eles também debaterão a proposta de reforma universitária do Governo Federal.
No segundo dia do Encep 2005 concentram-se grupos de trabalho e mesas redondas para discutir, dentre outros temas, a integração universidade e empresa, os programas de apoio à pesquisa e metodologias de investigação. Às 18h, haverá a palestra “Legislação profissional”. Dia 6 será reservado às avaliações e às deliberações da Abepro, encerrando o encontro.
Os organizadores aguardam cerca de cem pessoas ligadas aos cursos de graduação em Engenharia de Produção e estão abertos à participação de
professores de outras áreas. “A engenharia de produção não é uma ilha”,diz Castro, para quem o “grande laboratório dessa área é a sociedade”.
Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Carla Cabral
Informações com o coordenador local do Encep 2005, professor João Ernesto Escosteguy Castro, tel: 331- 7065 ou castro@deps.ufsc.br
Programação completa do evento em: www.abepro.org.br/encep/index.html
Para saber mais sobre o curso de graduação em Engenharia de Produção da UFSC: :www.eps.ufsc.br/o_curso.htm