Terceiro número do Jornal Vivência já está nas ruas

08/03/2005 17:50

Já está circulando no campus, a edição número três, do jornal Vivência, do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti). Nessa edição ele trata da dificuldade financeira da família brasileira, que acaba sendo sustentada pelas aposentadorias e pensões dos idosos; do Brasil que tem o desafio de garantir políticas públicas para os idosos; do estatuto do idoso que ainda engatinha, curiosidades gastronômicas, poemas, entre outras matérias.

A matéria de capa “Sustento de famílias nas mãos dos idosos” mostra números contrários à tese de que cidadãos com mais de 60 anos são dependentes financeiros da família com que vivem. Na verdade, segundo a matéria. com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 50% dos brasileiros da terceira idade responde por mais da metade da renda dos domicílios onde moram.

Além de informações sobre saúde – prevenção contra o câncer de mama, cuidados com a pele; a perda auditiva – a edição mostra a ajuda prestada pelo governo brasileiro aos países atingidos pelos maremotos no Sul da Ásia, entre outras reportagens. Uma página inteira foi dedicada a poemas escritos por alunos do Neti.

Alguns dos textos do jornal Vivência foram escritos por alunos do Neti que fizeram um curso de redação junto ao Departamento de Jornalismo da UFSC. Parte das fotos impressas no jornal de 12 páginas também foi feita por alunos do Neti.

A distribuição do jornal é gratuita e pode ser encontrado em bancos, e demais estabelecimentos comerciais no Campus, nos Centros de ensino, na Reitoria, além do próprio Neti.

Por José Antonio de Souza/ jornalista da Agecom, com colaboração de Anderson Porto, bolsista de jornalismo da Agecom