Lançamento de livro sobre a invasão espanhola na Ilha de Santa Catarina

11/03/2005 16:28

A professora Maria Bernadete Ramos Flores, do departamento de história da UFSC, lança seu livro nesta quarta,16, no hall da Reitoria, a partir das 18h30min.

Desde o início do século XIX, muitos historiadores tentam entender o episódio em que os espanhóis invadiram a Ilha de Santa Catarina. O evento ocorreu em 1777 e mobilizou o aparato político-administrativo luso-americano.

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) lança, no dia 16 de março, às 18h30min, no hall da Reitora da UFSC, em Florianópolis a obra Os Espanhóis conquistam a Ilha de Santa Catarina – 1777, que explica esse acontecimento que marcou a história brasileira.

A autora Maria Bernardete Ramos Flores escreve sobre o assunto em 138 páginas e marca o quinto volume da série Coleção Rebento, que resgata a história do estado e destina-se principalmente a estudantes e professores do ensino fundamental e médio, mas, atende a todos os públicos, incluindo o universitário.

“O que poderia ter sido um épico da história ultramarina portuguesa, com memoráveis batalhas, com cercos a cidades, vilas e fortalezas, passou à posteridade como uma construção de uma derrota militar”, escreve na apresentação do livro a professora do Departamento de História da UFSC, Maria de Fátima Fontes Piazza.

Maria Bernardete Ramos é doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), professora titular do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora do CNPq. Integrou também o Conselho Editorial da EdUFSC. Esse não é o seu primeiro livro sobre temas de Santa Catarina. Já publicou, entre outros, A farra do boi – Palavras, sentidos, ficções; Povoadores da fronteira: os casais açorianos rumo ao Sul do Brasil, ambos pela EdUFSC, e Oktoberfest – cultura, festa e turismo, com selo da editora Letras Contemporâneas.

Em Povoadores… Bernardete fala do sonho de quase todo morador das ilhas do Arquipélago dos Açores: “ter um pedaço de terra e viver em casa que fosse sua, ou seja: a fábula da reforma agrária e da casa própria”. A maioria dos imigrantes via na emigração a esperança de resolver problemas e realizar sonhos. São estas famílias espelhadas na obra.

Já no livro sobre A Farra do Boi ressalta, de um lado,o discurso da imprensa, jornalistas, escritores, cronistas, políticos, funcionários do governo; e de outro, as falas e as atitudes de gente “que viu o boi”, expressão que significa participação ativa, presente e viva.

A EdUFSC prevê o lançamento de mais seis obras da Coleção Rebento: Canudinho de Lages, A República Juliana, O caminho das tropas, A Revolução Federalista, A pesca da baleia e A imigração alemã e italiana.

Durante o lançamento do novo livro o público terá a oportunidade de conhecer também o CD-ROM Fortalezas Multimídia, uma obra enciclopédica sobre as fortalezas da Ilha, contendo três mil páginas de texto, duas mil fotos e 23 vídeos, e tratando inclusive de conteúdos correlatos à pesquisa de Bernardete. O CD ficará rodando na solenidade e poderá ser adquirido pelos interessados.

Contatos com a autora, pelo telefones (48) 334 3096 ou (48) 9922 6005 e pelo e-mail bernaramos@yahoo.com

Fonte: editora da UFSC