Intercâmbio de História da Diáspora Africana nos EUA

02/03/2005 16:50

Os graduandos de História da UFSC interessados em estudar durante um semestre, nos Estados Unidos, sobre a diáspora africana, não podem perder a chance de se inscrever, entre os dias 14 e 16 de março, para o Programa de Intercâmbio Internacional CAPES/FIPSE: Diáspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos – Abordagens Comparativas.

São duas vagas para um semestre letivo, no período de Setembro a Dezembro de 2005, em uma das três universidades americanas conveniadas: University of North Carolina, University of South Carolina ou Salem University. Serão escolhidos alunos com Índice de Aproveitamento (IA) igual ou superior a sete, que tenham completado um mínimo de 40% dos créditos exigidos pelo curso na data de inscrição e que tenham um nível avançado de conhecimento da língua inglesa.

Isso porque, para concorrer, o aluno deve tirar no mínimo seis na prova escrita de proficiência em inglês e português que avaliará as condições do candidato de participar das atividades do convênio. Uma prova de conhecimento específico da área também deve ser feita. Numa segunda etapa, o candidato passará por uma entrevista, na qual seu histórico e perfil serão analisados por uma banca, sendo exigida nota igual ou superior a seis. Contam pontos a favor as experiências em estágios, atividades de extensão e pesquisa ou monitoria.

As provas serão realizadas no dia 17 de março, quinta-feira, das 9h às 12h na sala 10 do Departamento de História. O resultado será divulgado no dia 18 de março, no mural da secretaria do Curso de História, às 14h. Já nos dias 21 e 22 os alunos aprovados – que obtiveram nota mínima nos dois testes – serão entrevistados, em horários individuais. O local deve ser consultado na secretaria do curso de História no dia 18. O resultado final sai no dia 29 de março, às 18h, na secretaria do curso de História.

Os dois alunos selecionados cumprirão um total de 36 a 45 horas semanais de estudo em disciplinas previamente selecionadas junto ao coordenador do convênio, devendo, ao final do semestre, dedicar-se a atividades extracurriculares.

Informações: Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura/ Depto de História, com a Coordenadoral local,professora Beatriz Mamigonian . Telefone 331-9249

Por Willian Vieira/bolsista de Jornalismo da Agecom