Encontro com o Artista nesta quarta-feira na Galeria de Arte da UFSC às 16h30min

14/03/2005 12:20

“Encontro com o Artista” aproxima o pintor Rodrigo Cunha dos professores de Arte da Rede Pública da Grande Florianópolis

O Projeto da Galeria de Arte e do Pólo UFSC Arte na Escola acontece dia 16 de março, 4ª-feira, das 16h30min às 18 horas, e também é aberto a artistas, estudantes e interessados em artes visuais. Gratuito.

O “Encontro com o Artista”, primeiro deste ano, é um projeto de extensão da Galeria em parceria com o Pólo UFSC da Rede Arte na Escola. O encontro aproximará o pintor Rodrigo Cunha, que

está expondo na universidade, dos professores de arte da rede pública de ensino estadual e municipal da grande Florianópolis. O evento tem

entrada franca e também é aberto a artistas, professores e estudiosos de artes visuais. Para o final do ano, está previsto a emissão de

certificado para os participantes, com carga horária cumulativa.

O objetivo do “Encontro com o Artista” é possibilitar que o artista que expõe na universidade possa fazer uma comunicação do seu trabalho – ou de temas relacionados ao seu trabalho -, para a comunidade universitária, artistas e professores de arte da rede pública de ensino.

Rodrigo fará uma comunicação com o título “Uma reflexão do indivíduo

contemporâneo a partir da pintura”, mostrando imagens (com um

retroprojetor) de pinturas de várias épocas até chegar a uma pintura

relativamente atual de Lucian Freud (1972), que representa um típico

homem contemporâneo. Em mais ou menos uma hora, diz o artista, “procuro demonstrar porque o ser humano é representado daquela forma, tendo que para isso me apropriar de questões que vão desde a filosofia, passando por sociologia até a nossa vivência cotidiana”. Os trabalhos de Rodrigo, em exposição na Galeria, também servirão para essas reflexões.

Nesses encontros o artista também tem a oportunidade de falar sobre o

processo criativo da sua obra, o que envolve o conceito teórico e as

técnicas utilizadas na produção de uma obra de arte. Nessa aproximação entre o artista e a comunidade ainda são relatadas experiências de vida do artista, desde a sua formação, processos de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos. “O encontro é uma oportunidade para socializar o conhecimento que é produzido nos ateliês e na academia” enfatizam os coordenadores do projeto da Galeria de Arte da UFSC.

A Galeria de Arte da UFSC, “Sala Aníbal Nunes Pires”, com atuação

sistemática e periódica, desde 1989, tem se consolidado como espaço de referência para exposições no Estado, sendo local de estudo e apreciação da arte, promovendo woskshops e encontros com artistas, ampliando o acervo de obras de arte que promovem a humanização do campus, e apresentando trabalhos de diversos artistas plásticos locais, nacionais e estrangeiros, em uma dúzia de exposições individuais e coletivas em que cerca de 90 artistas apresentam seus trabalhos para um público da ordem de 10 mil pessoas por ano.

A Rede Arte na Escola é uma organização que articula instituições

brasileiras de Ensino Superior (IES), culturais e educacionais com o

Instituto Arte na Escola. Seu objetivo é qualificar o professor de artes por meio de parcerias diversas. Reúne esforços a fim de viabilizar meios e materiais múltiplos ao ensino de arte. Propicia também condições para formação continuada do professor do ensino básico da rede oficial de ensino. A Rede Arte na Escola, está presente em mais de 20 estados brasileiros, desenvolvendo suas ações através dos programas Educação Continuada, Midiateca e Prêmio Escola Cidadã.

Desde 1993, a UFSC vinha atuando em parceira com o Pólo UDESC, mas a

partir do ano passado, com a aprovação do projeto encaminhado pela

Universidade Federal, foi assinado um convênio com o Instituto Arte na Escola, e Santa Catarina agora passa a contar também com o Pólo UFSC, que é coordenado pelo Colégio de Aplicação e pelo Departamento Artístico Cultural da Universidade. “A parceria entre essas duas unidades da UFSC, que atuam com ensino, pesquisa e extensão artística aumenta as possibilidades de ações para os professores da rede pública de ensino”, argumentam as coordenadoras do pólo UFSC. Este novo pólo tem a sua sede na Galeria de Arte da UFSC.

A exposição Avesso da Potência, fica na Galeria de Arte até 24 de março

São 18 pinturas em óleo sobre tela com dimensões que variam de

30cm a 1m, produzidas entre 2003 e 2005. Os quadros retratam a figura humana sob uma perspectiva realista, revelando aspectos sutis da

experiência de “ser” humano, em cenas intimistas permeadas por enigmas filosóficos.

Rodrigo, natural de Florianópolis, formou-se em pintura e gravura pela UDESC em 2002. Expôs como artista convidado na Casa Dide Brandão em Itajaí e no MASC (Museu de Arte de Santa Catarina) em 2003. No ano

seguinte foi selecionado pelo SESC para apresentar uma exposição

itinerante em várias cidades do Estado, e em cada uma delas apresentará uma palestra intitulada “O indivíduo contemporâneo a partir da pintura”.

No primeiro semestre deste ano de 2005, Rodrigo tem uma exposição

agendada para o MAC (Museu de Arte Contemporânea de São Paulo), que

deverá ser composta por quatro artistas catarinenses, selecionados por críticos da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Suas obras fazem parte do acervo do MASC, de particulares no Brasil, na Bélgica e nos Estados Unidos.

A Galeria de Arte da UFSC funciona no prédio do Centro de Convivência do campus, de segunda a sexta-feira das 10 às 18h30.

Contato: (48) 331-9683

e-mails: galeriadearte@dac.aufsc.br e artenaescola@dac.ufsc.br

Este evento é uma promoção do DAC – Departamento Artístico Cultural,

vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC, e do Pólo UFSC Arte na Escola (parceria entre DAC e Colégio de Aplicação).

Fonte: [CW] – DAC – PRCE – UFSC