Centro Tecnológico da UFSC tem novo doutorado
O Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC-UFSC) recebeu este mês a primeira turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (CPGEA). Os novos estudantes vão concentrar seus estudos na área de Processos da Indústria de Alimentos. Esse é o segundo doutorado em Engenharia de Alimentos do Sul do Brasil. Na Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Rio Grande do Sul, esse nível de formação de pesquisadores também foi alcançado recentemente, no ano passado,
com ênfase em Ciência e Engenharia de Alimentos.
O doutorado em Engenharia de Alimentos da UFSC tem quatro linhas de pesquisa: (1) transferência de calor e massa, em que se incluem estudos sobre desidratação e resfriamento de alimentos; (2) processos de separação, como extração supercrítica e separação por membranas; (3) processos biotecnológicos e cinética microbiana aplicada e (4) desenvolvimento de processos e produtos.
De acordo com a coordenadora do CPGEA, professora do Departamento
de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos Gláucia Maria Falcão
de Aragão, a área de concentração escolhida “oportuniza estudos abrangentes, em todos os processos existentes na indústria de alimentos”. Gláucia ficou satisfeita com a procura pelo curso este ano e espera que em 2006, com mais tempo para divulgação, mais pesquisadores se inscrevam. No mestrado, o CPGEA tem 45 alunos, com 52 Dissertações defendidas desde o início do curso, em 2000.
Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/Por Carla Cabral.
Professora Gláucia Maria Falcão de Aragão glaucia@enq.ufsc.br
Mais informações sobre o CPGEA em : www.enq.ufsc.br/cpgea