19 Centros Acadêmicos se inscrevem na primeira edição do Trote Solidário da UFSC

30/03/2005 17:40

Ao Trote Solidário, primeira edição, concorrem 19 Centros Acadêmicos (C.As.) dos cursos de graduação da UFSC. Organizado pela Pró Reitoria de Assuntos Estudantis/ UFSC, com patrocínio do Banco do Brasil, agência universitária, o Trote Solidário distribuirá R$2.500 em prêmios, além de um passeio de confraternização no encerramento do evento.

As atividades dos projetos, de acordo com o regulamento, devem seguir o seguinte princípio: recepcionar os calouros e integrá-los à universidade através de ações educativas, sociais e de lazer para despertar o espírito voluntário e a consciência cidadã.

O objetivo principal do Trote Solidário é substituir o “trote tradicional” que por vezes envolve atitudes de humilhação e violência, prática proibida, desde 1997, pelos artigos 127 e 128 do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFSC.

Os 19 cursos que tiveram projetos dos C.A.s inscritos foram: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Biologia, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia de Aqüicultura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Sanitária, Engenharia da Produção, Farmácia, Física, Geografia, Letras, Medicina e Serviço Social.

Alguns projetos destacam-se: o Trote Integrado, evento de recepção aos calouros dos cursos de Administração, Contábeis, Direito, Economia e Serviço Social conta com a organização de 5 C.A.s e a experiência adquirida em dois semestres anteriores. Outro destaque é o projeto do Centro Acadêmico Livre de Engenharia da Produção. Pioneiro na UFSC na realização de trote solidário, sendo este semestre a 10ª edição, vem com a campanha “Trote Solidário – campanha dos homens contra a violência contra a mulher”. O projeto elaborado pelo C.A. de Física é forte candidato, principalmente pelas atividades inéditas, como, por exemplo, uma viagem ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUC/Rio Grande do Sul, programada para final de abril.

Inovando com disputas esportivas (futebol, sinuca, dominó, truco e xadrez) e um kit de sobrevivência fornecido ao calouro (manual informativo com dicas e orientações dentro da UFSC), propôs que calouros e veteranos dêem aulas de Física no Colégio de Aplicação, além de demonstrarem experimentos práticos, como forma de desmistificar a Física no Ensino Médio.

No quesito integração ao curso, a maioria dos C.As. propuseram atividades relacionadas às práticas acadêmicas. Os veteranos do curso de Agronomia, junto com professores, ensinaram aos calouros como fazerem mudas de plantas, que foram distribuídas para a comunidade.

O projeto do C.A. de Arquitetura e Urbanismo, em decorrência de a maioria dos calouros daquele curso ser provenientes de outros municípios, realizou um tour pela ilha, mostrando a arquitetura de pontos turísticos como a Ponte Hercílio Luz e as casas em estilo açoriano de Santo Antônio de Lisboa.

Os veteranos de Medicina realizaram a 4ª Semana do Acolhimento, com objetivo de mostrar ao calouro o compromisso e a responsabilidade social do futuro médico.

A maior parte dos projetos busca incentivar o voluntariado e as atitudes positivas voltadas para a comunidade. Arrecadação de alimentos, livros, roupas, material de limpeza, doação de sangue e visita a entidades sociais são algumas atividades propostas pela maioria dos Centros Acadêmicos.

Outras informações:

Pró-Reitora de Assuntos Estudantis

331-9419 / Pró- reitora Corina Espíndola

331-9494 / Eugênio

Por Anderson Porto/bolsista de jornalismo da Agecom