Presidente Lula recebe dirigentes das universidades federais para discutir reforma universitária
O Reitor da UFSC, professor Lúcio Botelho, está entre os 55 dirigentes das IFES que participarão do encontro nesta sexta-feira às 11h, no Palácio do Planalto.
O encontro foi agendado a pedido do próprio presidente,
para discutir a Reforma Universitária, no Palácio do Planalto.
“Esta será a terceira vez que o presidente Lula se reúne com os dirigentes das Ifes. Isso tem sido muito importante para a relação qualitativa e produtiva entre o Governo e as instituições federais. Num momento em que se debate a reestruturação da educação superior, queremos ajudar a fazer as mudanças necessárias”, diz a reitora Ana Lúcia Gazzola, presidente da Andifes.
Na primeira oportunidade, em agosto de 2003, a Andifes levou ao presidente uma Proposta de Expansão e Modernização do Sistema Federal de Ensino Superior, elencando 13 metas para serem alcançadas no prazo de quatro anos. Em outubro do ano passado, eles voltaram ao Palácio do Planalto para reivindicar, entre outras prioridades, a autonomia das universidades federais.Muitas das sugestões já apresentadas nestes dois encontros fazem parte da proposta da Andifes para a Reforma Universitária, que foi entregue ao Governo, em maio de 2004.
Desde que o debate sobre a reforma da educação superior foi iniciado pelo MEC, ainda em 2003, a Andifes vem promovendo uma série de discussões entre as comunidades acadêmicas, representantes de outras entidades ligadas ao ensino superior, ciência e tecnologia, bem como sociedade civil, parlamentares e autoridades do Governo.
DOCUMENTO
Dia 25, a presidente da Andifes vai entregar ao presidente Lula um
documento, aprovado pelo Conselho Pleno da entidade, com a posição da
Andifes sobre o anteprojeto da Reforma Universitária.
Até o dia 30 de março, o MEC receberá das entidades envolvidas no debate as emendas ao anteprojeto da Reforma Universitária, que foi divulgado pelo Ministério em dezembro de 2004. O Projeto de Lei deve ser enviado à Casa Civil e, posteriormente, ao Congresso até o mês de junho.
PARTICIPANTES
Além dos reitores e diretores das Ifes, também participarão do encontro, no Palácio do Planalto, o diretor da Academia Brasileira de Ciência (ABC), Luiz Davidovich, o presidente da SBPC, Ennio Candotti, os representantes dos movimentos MST e Via Campasina, Edgar Kolling e Clarice Aparecida dos Santos, respectivamente. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Manuel José dos Santos, o presidente do Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CONCEFET), Luiz Edmundo Vargas de Aguiar, o presidente da Abruem, José Antônio dos Reis, e o vice presidente da Abruc, Luiz Augusto Campis.
Fonte: Rose Veronez/ Assessora de Comunicação Andifes
(61) 321-6341 ou 9683-2306