II Encontro Regional da Rede Semente Sul
A Mata Atlântica , o bioma mais ameaçado do Brasil, impressiona por sua diversidade de espécies e é responsável pela manutenção de mananciais hídricos que abastecem 108 milhões de habitantes. Na região Sul do Brasil esta diversidade está sendo altamente pressionada pela ocupação desordenada do território e pelo uso inadequado dos recursos naturais. Faz-se necessário então, o desenvolvimento de políticas públicas de conservação dos remanescentes e recuperação das áreas degradadas. Uma das ações mais importantes deste contexto é a produção de sementes de espécies florestais nativas. Com esse objetivo, e a partir de parcerias entre a sociedade civil – através de Ongs –, universidades e instituições governamentais , surgiu a REDE SEMENTE SUL.
A Rede começou a ser estruturada em 2001, com o apoio financeiro do Ministério do Meio Ambiente (através do FNMA – Fundo Nacional do Meio Ambiente), compondo-se de 14 núcleos regionais, distribuídos nos 3 estados do sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esses núcleos articulam 30 instituições que, por sua vez, promovem pesquisas, cursos e palestras sobre produção de sementes, estimulando o intercâmbio de informações entre seus membros e difundem o conhecimento produzido para a sociedade através de seu banco de dados na Internet (www.sementesul.ufsc.br).
Para sustentar e incrementar sua atuação, a REDE SEMENTE SUL – que é tem sua sede no Departamento de Botânica do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina – realiza nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, seu II Encontro Regional, objetivando avaliar e redefinir ações da Rede, fortalecer e ampliar os vínculos entre atuais e novos membros e cooptar maior apoio institucional. O evento será realizado no Hotel São Sebastião da Praia, Praia do Campeche, Florianópolis, sendo aberto pelo reitor da UFSC, professor Lúcio Botelho, e, constará de painéis expositivos, troca de relatos e oficinas de avaliação das tarefas específicas realizadas por cada instituição da Rede. Também estarão presentes representantes do Ministério do Meio Ambiente e de outras instituições dos estados do Sul do país.
Maiores informações podem ser obtidas com:
Clarice Trindade, no local do evento: 338-2020 ou
Elisabeth Siervi: 99836077
e.mail: sementesul@ccb.ufsc.br
Fonte:Assessoria de Imprensa da Rede Semente Sul