Coral da UFSC retorna às atividades nesta terça , dia 15
Os Ensaios acontecem na Igrejinha da UFSC das 19h30min às 22h. Em caso de vagas, novos cantores poderão participar do grupo.
Nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro, o Coral da UFSC retoma as suas
atividades, dando início ao primeiro ensaio de 2005, às 19h30min na Igrejinha da UFSC. Os ensaios acontecem duas vezes por semana: às terças e quintas-feiras, e o repertório valoriza a Música Popular Brasileira.
O Coral da UFSC, atuando há mais de quatro décadas, desde 9 de janeiro de 1963, é formado por acadêmicos, técnicos e professores da universidade e, por pessoas da comunidade externa.
Mais de mil e quinhentos coralistas já freqüentaram o Coral da UFSC,
muitos dos quais, com a experiência adquirida, formaram novos corais em suas cidades de origem. Sua produção inclui a gravação de oito LPs, diversas fitas, oratórios e dois CDs, bem como um acervo de partituras, dos mais diversos estilos musicais. Em 1994, o Coral realizou uma tournée pela Europa, apresentando-se em vários países com reconhecido sucesso. Desde maio de 2004, conta com a maestrina Miriam Moritz – que regeu vários concertos em congressos,
recital e encontros de corais no Campus -, e que está coordenado novos projetos para a comunidade, como música para portadores de Parkinson, e acena com novidades para 2005, como o projeto com chorinhos brasileiros, com a participação de músicos da cidade, que será levado a vários locais da comunidade em apresentações didáticas.
Sobre a regente Miriam Moritz
Miriam começou a estudar piano aos 10 anos, cantou no coral da escola onde estudava e depois formou-se em música pela UDESC em 1987, aos 21 anos, onde estudou flauta transversa, canto e canto coral na faculdade. Começou a trabalhar como auxiliar de regência no mesmo colégio onde estudara. Aos 23 anos decidiu mudar de vida e rumou em direção ao além mar, passando quase 5 anos tocando os mais variados tipos de música, na flauta transversa e percussão, em diversas casas localizadas em Portugal e Espanha. De volta a Florianópolis,
continuou fazendo cursos e participando de congressos e foi lecionar na Escola Dinâmica, onde dava aulas para quase 500 alunos. Na escola de Música Compasso Aberto, lecionou percepção e teoria, flauta transversa, flauta-doce, canto, musicalização infantil, violão, percussão e formou três grupos vocais com faixas etárias diferentes: crianças, adolescentes e adultos. No ano de 2003 foi professora substituta do curso de licenciatura em música da UDESC nas disciplinas de canto coral e regência, e lecionou também na UNIPLAC. Concluiu pós-graduação em 2003 em musicoterapia pela UNISUL.
A regente lembra que “Já está comprovado cientificamente os inúmeros benefícios adquiridos ao se fazer música, ao cantar, além daqueles que conseguimos sentir quando deliciosamente deixamos que notas soem de dentro de nossos corpos interagindo com outros que estão ouvindo.” E continua dizendo que “Os interessados em `cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz`[Gonzaguinha], devem se dirigir ao DAC e procurar o Coral da UFSC”.
O Coral da UFSC / DAC – Departamento Artístico Cultural, é vinculado à
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC.
Contato: coraldaufsc@dac.ufsc.br e telefones: (48) 331-9348 e 331-9447
A Igrejinha da UFSC fica na Praça Santos Dumont , bairro da Trindade.
Fonte: DAC-PRCE-UFSC