Aulas na UFSC reiniciam nesta segunda-feira

25/02/2005 11:00

A Universidade Federal de Santa Catarina recebe nesta segunda-feira, dia 28 de fevereiro, seus 29.212 alunos, dos quais 2.200 aprovados para o primeiro semestre no último vestibular.

Além dos calouros e dos 17.206 alunos veteranos da graduação, a UFSC recebe também os 2.115 alunos dos cursos de especialização, 3.584 de mestrado e 1.685 de doutorado e 2.422 alunos do ensino básico e núcleo de desenvolvimento infantil.

Pela primeira vez desde 2002 as aulas começam na data prevista pelo calendário acadêmico. Nos últimos três anos, greves sucessivas acabaram atrasando o início das aulas – no ano de 2002, por exemplo, o primeiro semestre começou no dia 20 de maio. Com o calendário completamente normalizado, os alunos começam o ano letivo de 2005 e aguardam pelo trote.

Depois de alguns episódios mal-sucedidos no passado, a UFSC tornou proibido, desde 1997, o trote em geral. Nos artigos 127 e 128 do Novo Regulamento dos Cursos de Graduação, ficam proibidos quaisquer tipos de coação e humilhação dos alunos, sendo, por outro lado, incentivada a recepção produtiva, que acolha os calouros e beneficie a comunidade, hoje conhecida como “trote solidário”.

“O trote solidário é sempre bem-vindo, bem ao contrário do trote que humilha, ou maltrata os calouros”, afirma o professor Marcos Lafin, Pró-Reitor de Ensino de Graduação. Segundo ele, a expectativa esse ano é que os cursos sigam, cada vez mais, o exemplo de uma recepção tranqüila, como foi a do Trote Integrado Solidário do Centro Sócio-Econômico, no ano passado.

Organizado pelos centros acadêmicos dos Cursos de Direito (Caxif), Economia (Cale), Administração (Caad), Serviço Social (Calis) e Ciências Contábeis (Cacic) da UFSC para recepcionar os calouros de 2004.2, o trote foi realizado entre os dias quatro e 20 de agosto e incluiu diversas atividades solidárias, como doação de sangue, arrecadação de agasalhos e alimentos não perecíveis, brincadeiras e “show de calouros”.

Informações: Pró-reitoria de Ensino de Graduação telefone: 331-9891

Por Willian Vieira/ bolsista de jornalismo da Agecom