Candidatos aprovados para Engenharia de Materiais devem se matricular nos dias 27 e 28 de janeiro
Os candidatos aprovados no Vestibular UFSC 2005 para o curso de Engenharia de Materiais devem fazer a matrícula já nos dias 27 e 28 de janeiro. Diferente dos outros cursos da UFSC, cuja matrícula acontece nos dias 17 e 18 de fevereiro e iniciam as aulas no dia 28 de fevereiro, o de Engenharia de Materiais inicia o primeiro de seus três trimestres anuais já no dia dois de fevereiro.
As aulas começam mais cedo devido à estrutura peculiar do currículo, que oferece 15 trimestres ao longo de cinco anos. Os quatro primeiros são estritamente acadêmicos, compostos por aulas na própria universidade. A partir do quinto trimestre, alterna-se um trimestre na universidade e outro na indústria, sob a forma de estágio conveniado. No total, são nove trimestres acadêmicos e seis de estágio – seguindo o modelo de currículo “cooperativo”.
Nascido no Canadá, em 1957, e estendendo-se depois a outras instituições no Brasil e do mundo, o modelo cooperativo forma profissionais não apenas dentro da universidade, mas no interior das empresas especializadas. Ao contrário do modelo convencional, essencialmente acadêmico, o modelo cooperativo tem a preocupação de fornecer aos estudantes uma boa formação prática, por meio de estágios na indústria. No Brasil, além da UFSC, a Escola Politécnica da USP o adota desde 1989, em três cursos.
O contato com o mercado de trabalho proporciona ao estudante uma experiência equivalente a dois anos de trabalho, permitindo ao aluno conhecer, não só as funções que irá desempenhar no futuro, como as próprias relações de trabalho e hierarquia de uma empresa. Além disso, os estágios são o principal fator de motivação dos alunos pelo curso – pela oportunidade de aplicar a teoria na prática, de testar e desenvolver aptidões e pelas perspectivas de emprego.
O curso de Engenharia de Materiais da UFSC surgiu em 1999 e teve sua primeira turma formada e reconhecida pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) em fevereiro de 2004. Este ano, foram 301 inscritos na primeira opção para as 60 vagas do concurso vestibular – o que significou uma relação de 5.02 candidato por vaga. O último candidato aprovado fez 48.51 pontos, enquanto o primeiro colocado fez 61.35 pontos – no total são 90 pontos.
Por Willian Vieira/bolsista de jornalismo da Agecom