UFSC divulgou o listão dos aprovados

primeiros colocados no vestibular - foto Paulo Noronha
O concurso vestibular 2005 abriu 3.920 vagas para 61 cursos, incluindo habilitações e opções (diurno e noturno).
O listão completo está fixado no Ginásio de Esportes da UFSC e também está disponível no site www.vestibular2005.ufsc.br
A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor, reitor em exercício , professor Ariovaldo Bolzan, o presidente da Coperve, professor Edemir Costa e a professora Olga Ziguelli, diretora do Departamento de Ensino de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.
O professor Edemir destacou a tranqüilidade que transcorreu o vestibular deste ano, apesar dos atropelos considerados normais, como candidatos que se atrasam. Frisou ainda que o processo do concurso do vestibular demanda, da equipe da Coperve, a preparação durante todo o ano para que tudo corra bem num concurso com mais de mais de 40 mil inscritos. Neste esforço há que destacar que, visando possibilitar maior acesso à universidade pública, a UFSC aumentou o número de isenções concedidas para a taxa de inscrição.
O professor Ariovaldo destacou a posição da UFSC entre as 10 melhores universidades brasileiras, sendo um dos reflexos desta qualidade o aumento de candidatos oriundos de outros estados, que aqui vêm fazer concurso, não pela facilidade do ingresso, mas pelo nível de excelência de nossa universidade., Em conseqüência, os egressos estão em melhores posição no mercado de trabalho. Finalizou afirmando que para cada um de nós que aqui estuda e trabalha e para os 3.920 novos integrantes da comunidade da UFSC, esta universidade é a primeira.
Após as falas das autoridades houve a cerimônia de homenagem aos 10 primeiros classificados no vestibular. Cada um dos presentes foi chamado e vivamente ovacionado pela platéia composta de familiares, amigos e o pessoal dos cursinhos.
Os 10 melhores colocados
1 – Renato Leandro Mattar Valente – Medicina
2 – Paulo Henrique Baumann – Engenharia Elétrica
3 – Amanda Amaro Pereira – Medicina
4 – Maurício Rigodanzo Mocha – Medicina
5 – João Ricardo Moreira – Medicina
6 – Ralph Canhete Ribeiro Silva – Eng. de Controle e Automação Industrial
7 – Karine da Costa Damiani – Medicina
8 – Bruno Pereira Dias – Física – bacharelado diurno
9 – Mariah Zanetti Mello – Medicina
10 – Helena Rangel Esper – Medicina

Renato L. M.Valente - primeiro colocado - e sua família
O primeiro colocado – a premiação de inteligência e esforço
Renato Leandro Mattar Valente tem 20 anos e fez o vestibular da UFSC pela terceira vez. É um exemplo de persistência, dedicação e renúncia às horas de lazer que, na juventude, tão dificilmente, têm que ser trocadas pelas horas de estudo. Afirmou que “em nenhum momento pensei em desistir porque conhecia a profissão que meus pais exercem e recebi deles o incentivo e a ajuda”.
Os pais de Renato são os cardiologistas Jamil Mattar Valente e Elizabeth Teodora Mattar Valente. Elizabeth é graduada em medicina pela UFSC. O filho mais velho do casal – Jamil Mattar Valente Filho, ingressou no Curso de medicina da UFSC em 2000 e foi o 9º colocado do concurso vestibular daquele ano. Acaba de ser aprovado num concurso para monitoria, também em cardiologia. Renato não sabe ainda, se vai seguir a mesma especialidade dos pais e do irmão.
A emoção e a alegria da família eram grandes: das duas avós à irmã mais nova que estava com olhos marejados de lágrimas felizes e também tios e primos que viram os esforços de Renato plenamente recompensados.
As matrículas
Os candidatos classificados para o primeiro e segundo períodos deverão
fazer sua matrícula nos dias 17 e 18 de fevereiro, na Sala Climatizada
da Biblioteca Universitária, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As aulas do semestre letivo 2005.1 começam dia 28 de fevereiro.
A exceção é para os estudantes classificados para o Curso de graduação em Engenharia de Materiais, que farão sua matrícula nos dias 27 e 28 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria do colegiado do curso. O calendário aprovado pelo Conselho Universitário da UFSC retificou a data divulgada no Guia do Vestibulando para o Curso de Engenharia de Materiais (constava dias 2 e 3 de fevereiro), já que o início das aulas deste curso será dia 1º (primeiro) de fevereiro.
Por Alita Diana/jornalista coordenadora da Agência de Comunicação