Relógio de Sol será inaugurado nesta terça-feira às 10h

15/12/2004 14:43

Comemorando os 256 anos da chegada dos casais açorianos ao Brasil Meridional e os 20 anos do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, e integrando as comemorações dos 44 anos da UFSC — será inaugurado, nesta terça, 21, às 10 h, o Monumento Açores–Brasil.

Trata-se de um relógio de Sol equatorial, que além de fazer a marcação das horas durante o dia, também marca as mudanças das principais estações, além de fazer várias referências à cultura de base açoriana, presente em todo o litoral catarinense.

A solenidade ocorrerá no Campus da UFSC, no bairro Trindade, às 10h da manhã e contará com a presença de autoridades. A data e o horário exato da inauguração – 10 horas – diz respeito a ocorrência do Solstício de verão, que marca o início do verão no hemisfério sul do planeta. Quinze minutos antes da inauguração, a Terra começará a voltar sua inclinação para o Equador, que ficará paralelo ao Sol no Equinócio de outono, dia 20 de março, às 12 h.

A idéia para construção do monumento partiu do Geógrafo Eduardo de Souza, que em seu Trabalho de Conclusão de Curso na UFSC idealizou o Relógio de Sol utilizando a Roda Bolandeira dos engenhos tradicionais como suporte para a marcação das horas. O Relógio de Sol traz ainda o mapa da Ilha de Santa Catarina na face sul, que marca as horas no verão e o mapa do Arquipélago dos Açores na face norte, que marca as horas no inverno. Todos estes símbolos marcam o intercâmbio cultural, étnico e econômico entre Santa Catarina e a Região Autônoma dos Açores – Portugal.

Segundo o Coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, Joi Cletison “o NEA encampou esta idéia original, pois poderíamos ter um objeto super didático para vários cursos na UFSC, e ao mesmo tempo homenagearmos os nossos antepassados e também marcamos os 20 anos do NEA”.

Na etapa de execução do projeto foi convidado o arquiteto Vicenzo Berti para fazer o projeto arquitetônico, aprimorar o desenho do monumento e viabilizar a obra.

O Monumento Açores – Brasil conta com o patrocínio da Assembléia Legislativa da Região Autônoma dos Açores e da própria UFSC.

A próxima etapa após a inauguração do Monumento Açores – Brasil é construir outro Relógio de Sol, idêntico a este, nos Açores.

“Ao construirmos o Relógio do sol nos Açores estaremos criando um objeto que concretizará o intercâmbio e a aproximação do Arquipélago dos Açores com Santa Catarina”,conclui o Coordenador do NEA/UFSC.

Mais informações: www.nea.ufsc.br/monumento e (48) 331-9459

Joi Cletison – joi@nea.ufsc.br e 9982-8938

Vicenzo Berti – vb@equipedigital.com.br e 9102- 3456