Reitor recebe Plano de Desenvolvimento Institucional
Foi entregue esta semana ao reitor Lúcio Botelho, o PDI, elaborado por uma equipe multiprofissional. Sua finalidade é fazer um levantamento da universidade e conhecê-la por dentro. O plano é uma exigência do Ministério da Educação e faz parte do Programa de Avaliação Universitária. Embora a linha de pensamento e de elaboração do plano tenha sido determinado pelo ministério, o documento apresenta a cara exclusiva da Universidade Federal de Santa Catarina.
O resultado desse trabalho é um diagnóstico da nossa estrutura. Todas as informações estão concentradas num volumoso documento, que mostra as potencialidades da instituição, no que diz respeito a planejamento, infra-estrutura, assuntos estudantis, recursos humanos, ensino de graduação, ensino de pós-graduação, extensão universitária e pesquisa. Ele também apresenta um anexo com toda legislação mencionada no documento, facilitando, assim, a sua pesquisa.
O trabalho, segundo Eladir Domingos, que coordenou o projeto, faz com que a universidade olhe para si própria e veja em que pontos está acertando, o que precisa melhorar e que caminhos deverá seguir. “É um processo novo de avaliação e de reflexão a respeito da universidade. O resultado final disso poderá promover mudanças profundas”, afirma Eladir.
A equipe que desenvolveu os estudos teve Sérgio Pinto da Luz, como coordenador geral e os seguintes integrantes: Eladir Domingos, Cléia Cristina Búrigo, professora Maria de Lourdes P. Dias, professor João Carlos de Souza, professor Sérgio Fernandes T. Freitas e o professor Luiz Otávio Pimentel. O trabalho deverá ser colocado à disposição do público, através do site www.pip.ufsc.br
Por José Antônio de Souza/jornalista da Agecom