Primeira turma de guardas municipais formada pela UFSC

03/12/2004 16:46

Neste Domingo e Segunda-feira a UFSC estará formando a primeira turma de guardas municipais de São José. Os 78 novos guardas josefenses fizeram o curso de capacitação, iniciado em janeiro deste ano e ministrado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Acidentes de Tráfego (NAT/UFSC). No início do ano que vem, o NAT poderá estar iniciando novas turmas, inclusive uma em Salvador. Até lá, o NAT avalia os resultados da iniciativa, surgida no ano passado.

Em novembro de 2003, o NAT criou o Centro de capacitação de Guardas Municipais, com o objetivo de desenvolver conhecimentos sobre a área e atender a uma demanda crescente em todo o país. Ao mesmo tempo, foi solicitado pela prefeitura de São José a formar a primeira turma de guardas do município, “uma iniciativa que deu mais que certo”, afirma o professor do NAT, Vílson Pacheco.

“A diferença entre os guardas formados pelo curso do NAT é que ele tem uma formação ampla, voltada para o respeito aos direitos humanos, à educação e o relacionamento com o público”, afirma Pacheco. Dentre as disciplinas do currículo estão as de moral e ética, psicologia e noções de direito, além das de formação comum, como armamento e munições formação pré-hospitalar – uma exigência da prefeitura de São José, necessitada de pessoas capacitadas nessa área.

A prefeitura de São José garantiu o início da formação de outros 80 guardas em 2005, dos 160 que foram aprovados no concurso público. Segundo Pacheco, outras prefeituras já estão procurando o NAT para capacitar suas novas guardas municipais, dentre elas Palhoça, Biguaçú – e Salvador, na Bahia. Este ano, os assessores do prefeito baiano visitaram as instalações do NAT e levaram o material da equipe para análise. “Aguardamos uma resposta, provavelmente positiva”, afirma Pacheco, ao garantir que o NAT é o primeiro núcleo de capacitação de guardas em universidades do país – “uma referência nacional”, conclui.

Por Willian Vieira/bolsista de jornalismo da Agecom