HU contra o câncer genital

27/12/2004 11:02

Projeto desenvolvido no Hospital Universitário da UFSC está selecionando homens entre 16 e 23 anos para participarem, a partir de 2005, da Pesquisa contra o HPV e o Câncer Genital. Trata-se de um trabalho de referência internacional envolvendo vários países e milhares de pacientes. No momento estão sendo acompanhadas mulheres que foram vacinadas há dois anos com ótimos resultados, diz o pesquisador Edson Natal Fedrizzi.

Segundo Fedrizzi, o objetivo da pesquisa é prevenir o aparecimento de verrugas genitais (condilomas acuminados) ou de lesões pré-cancerosas e câncer de pênis. “A vacina é produzida com partículas semelhantes ao HPV em laboratório, portanto não há risco algum de contrair a infecção com o medicamento”.

O HPV (papilomavírus humano) é um vírus transmitido pelo contato sexual que afeta a área genital tanto de homens como de mulheres e vem de uma família de vírus com mais de 150 tipos identificados atualmente. Enquanto alguns deles causam apenas verrugas comuns no corpo, outros infectam a região genital, podendo ocasionar lesões que, se não tratadas, se transformam em câncer de colo do útero ou de pênis. Uma das características desse vírus é que ele pode ficar instalado no corpo por muito tempo sem se manifestar, entrando em ação, em determinadas situações como na gravidez ou numa fase de estresse, quando a defesa do organismo fica abalada.

Na maior parte das vezes a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. A mulher tanto pode sentir uma leve coceira, ter dor durante a relação sexual ou notar um corrimento. Em seus estágios iniciais as doenças causadas pelo HPV podem ser tratadas com sucesso em cerca de 90% dos casos, impedindo que a paciente tenha maiores complicações no futuro.

Maiores informações podem ser obtidas através de Edison Natal Fedrizzi, “Projeto HPV” Térreo – HU/UFSC, fones: 331-9082, 233-6798 ou 9997-1922, e-mail: enfedrizzi@uol.com.br

Por Artêmio Reinaldo de Souza/jornalista da Agecom