Heloísa Dallanhol palestra na 5ª Semana dos Estudos Açorianos

02/12/2004 17:11

Ela fala 5 línguas, já viajou por mais de 30 países e escreveu 3 livros. A jornalista formada pela UFSC, em 1989, Heloísa Dallanhol foi uma das palestrantes da 5ª Semana dos Estudos Açorianos. O evento está acontecendo no auditório da Reitoria desde 29 novembro e se estende até dia 3 de dezembro.

Heloísa morou cerca de dez anos no exterior onde fez mestrado, doutorado e trabalhou em jornais e revistas. Durante a Semana de Estudos Açorianos ela falou sobre a dispersão da cultura açoriana no mundo.

“Por falar português e trabalhar no exterior, acabei fazendo muitas matérias sobre a cultura portuguesa” conta a jornalista. Em suas matérias ela descobriu que as manifestações da cultura açoriana como a Festa do Espírito Santo, existem até na Austrália.

Heloisa escreveu “Quinze Ilhas” – um romance misturando ficção e fatos reais. Dentre as ilhas visitadas pela protagonista do romance estão as que compõem o arquipélago dos Açores. Os outros livros foram: Ficção ou realidade? e o outro (em holandês) cujo título, traduzido, seria “Amor sem Fronteiras” O livro chamou a atenção da mídia no país por que Heloísa aprendeu a língua em somente dois anos e meio. O tema abordado na publicação é a discriminação contra estrangeiros. “Os holandeses pensam que os estrangeiros estão lá (na Holanda) para se aproveitar, mas não foi o meu caso. Até deixei minha contribuição na forma de um livro inédito no mercado”, revela a jornalista.

Por Natália Dutra / bolsista de jornalismo da Agecom e Alita Diana/ jornalista coordenadora da Agecom