Conselho Regional de Economia e UFSC celebram convênio
O Conselho Regional de Economia (CORECOM) celebrou convênio com a UFSC, dia 19 de novembro, para implantar o Projeto de Valorização do Economista (PROVE). Pela assinatura, o conhecimento teórico do corpo docente e as instalações da UFSC serão unidos com as experiências práticas de profissionais do CORECOM. No primeiro momento, será consolidado o Programa de Estágios para Estudantes de Economia, subprojeto do PROVE. Em 2005 será implantada a Capacitação Profissional do Economista, outro subprojeto, aberto aos profissionais da área que busquem aprimorar conhecimentos práticos e trocar experiências.
O presidente do CORECOM / SC Nelson Castello Branco Nappi acredita que com o convênio a UFSC poderá oferecer aos formandos e recém formados cursos práticos e de vivências da realidade do profissional. “O aluno vai ter idéia de como funciona na prática aquilo que ele aprendeu na teoria em sala de aula”. O Reitor Lúcio Botelho lembra que o PROVE é, além de uma ferramenta de valorização do profissional, uma ação de educação continuada. “O foco de trabalho do futuro profissional começa aqui na UFSC. Mas nada impede que ele retorne para ampliar seus conhecimentos”, enfatiza.
Para Elizabete Simão Flausino, coordenadora do Núcleo de Informações e Suporte à Pesquisa Econômica (NISPE) do Centro Sócio Econômico da UFSC, o projeto facilitará a visita de profissionais de outras regiões do Brasil para ministrarem cursos, palestras e realizarem debates. “Pode ser que se torne um projeto estadual. Com o aval da UFSC, nos realizaríamos as práticas de valorização em outras instituições do estado” projeta Elizabete que será a coordenadora da Capacitação Profissional do Economista. O subprojeto de capacitação planeja integrar a UFSC com diversas empresas para realizar, no mínimo, 5 cursos práticos por ano, voltados para as práticas atuais no mercado.
Os temas dos cursos de capacitação já foram definidos: Mediação e Arbitragem, para simular conflitos entre empresas; Peritos, com enfoque em cálculos econômicos e financeiros; Indicadores Econômicos; e Treinamento em Software. O calendário das atividades será elaborado posteriormente.
Em 2005, a UFSC receberá o 16º Congresso Brasileiro de Economia, entre os dias 4 e 7 de outubro. O evento é organizado Departamento de Economia em parceria com o Conselho Regional de Economia e ao Conselho Federal de Economia.
Informações 331 9483
Por Anderson Porto/bolsista de jornalismo da Agecom