Aluno da UFSC vence Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia

07/12/2004 09:47

Um projeto 100% ecológico – assim pode ser definido o trabalho do aluno de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Gustavo Braz Carneiro, vencedor do Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica

(Procel). O estudante projetou uma casa que procura aproveitar, ao máximo, recursos naturais como vento, sol e chuvas, por exemplo.

Gustavo foi vencedor na categoria edificações, modalidade estudante, com um projeto de residência para uma família de 5 pessoas, uma delas idosa e com dificuldades de locomoção. A idéia surgiu após a participação em um concurso da Universidade de Oxford, na Inglaterra, na qual recebeu sugestões da banca examinadora para aperfeiçoar seu trabalho. “Eu fiz as modificações e decidi me inscrever no prêmio”, conta.

A casa projetada pelo estudante foi desenvolvida como uma “casa urbana” de dois pavimentos e seu posicionamento territorial foi previamente estabelecido para favorecer, entre outras coisas, a circulação dos ventos e a entrada da luz natural. Os ambientes são integrados, o que possibilita um maior aproveitamento dos

recursos naturais. O projeto também quebra o paradigma de que residências de deficientes físicos não podem ter mais de um pavimento. De acordo com Gustavo, um elevador especial (pneumático) e a integração dos ambientes facilitam a locomoção dos habitantes, principalmente da “vozinha”.

Para o conforto térmico, o estudante pensou em uma série de alternativas: espelhos d’água no jardim,responsáveis por deixar a temperatura mais amena; árvores que perdem as folhas no inverno, o que permite a sombra no verão e uma maior incidência do sol na estação mais fria do ano; pisos radiantes, que recebem água

aquecida e funcionam como um auxílio na manutenção da sensação de conforto em dias de baixa temperatura.

A energia foi outra das preocupações de Gustavo: painéis solares e fotovoltaicos e um posicionamento que favorece a entrada da luz natural, permitem que a família forneça energia elétrica excedente para a concessionária, usando-a como armazenadora durante o dia e utilizando-se da mesma durante a noite.

O projeto do estudante também possui uma alternativa para o tratamento de esgoto: trata-se de um sistema que utiliza raízes de junco para filtrar a água que posteriormente vai ser lançada no rio ou no mar. As águas da chuva mereceram uma atenção especial: armazenadas em um reservatório seriam utilizadas no jardim, no banheiro (vasos sanitários), no espelho d’água, para lavação de carro, etc.

A questão da sustentabilidade também esteve presente quando o estudante pensou na estrutura da casa, que possui tijolos Isopet (construídos com garrafas de plástico e escórias de pneus), uma tecnologia desenvolvida pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet/PR). As paredes de Adobe permitem a absorção do

calor durante o dia e sua liberação no período noturno, quando o a sensação térmica de frio é maior.

O custo desta casa 100% ecológica ainda é alto – principalmente devido ao sistema de painéis fotovoltaicos – e pode estar um pouco distante da classe média. Porém, segundo o estudante, cada uma dessas idéias pode ser aplicada de forma isolada por quem se interessa pela preservação do ambiente e pelo aproveitamento dos recursos naturais. “Este projeto é uma alternativa ao que se convencionou chamar de arquitetura internacional (International Style). Estou buscando subsídios e conhecimento para promover isso”, afirma.

Quanto à premiação, que vai ser entregue no dia 13 de dezembro, no Rio de Janeiro, o estudante não esconde seu “desapontamento”: no mesmo dia em que deveria receber o prêmio de melhor projeto na categoria Edificações, Gustavo estará prestando vestibular para Arquitetura na UFSC, seu maior sonho.

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/Por Amanda Miranda

Contato com Gustavo Braz Carneiro pelo telefone (48) 247-4681, ou e-mail cogitare.arquitetura@ibest.com.br

Para conhecer o site do departamento de Engenharia de Produção e Sistemas: www.eps.ufsc.br