UFSC inaugura primeira Sala Verde em 2005
O Projeto Sala Verde, do Ministério do Meio Ambiente, chega a Florianópolis com a ajuda da UFSC, que inaugurará a primeira Sala já no semestre que vem, em parceria com a rede Semente Sul, a Secretaria da Educação de Santa Catarina, a Rede Tecendo e professores que trabalham na área. No espaço cedido pela Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC, ao lado do LabGrad, será instalado a primeira Sala Verde – “espaço de conhecimento, nutrido pelas informações do Ministério do Meio Ambiente”, segundo o coordenador geral, Erico Porto Filho
Em cada Sala Verde serão criado grupos de trabalho, que levarão às comunidades um pouco de educação ambiental – e mais do que isso. “Não é só trabalhar uma hortinha, mas levar um pouco de conscientização, não só ambiental mas também sócio-econômica”, afirma Erico. O MMA colaborará fornecendo, cinco vezes ao ano, os kits de publicações sobre meio ambiente, que nortearão as ações dos grupos.
Nas escolas, o projeto agirá por meio dos projetos político-pedagógicos de cada uma, já que estes servirão como base de todo o trabalho de educação ambiental. A partir daí serão organizados os “dias de Sala Verde” em cada escola, com atividades de educação ambiental envolvendo os alunos e professores. Das iniciativas, a mais adiantada é a da escola Jurema Cavalazzi, no bairro José Mendes, na qual está sendo desenvolvido o projeto-piloto. “Os resultados poderão ser colhidos em breve”, conclui Erico.
Informações 331 9044
Por Willian Vieira/bolsista de jornalismo da Agecom