UFSC está em 7º lugar no ranking do Guia do Estudante

04/11/2004 09:56

O último Guia do Estudante Abril traz detalhes sobre os melhores cursos de graduação do país. Nove cursos da UFSC receberam destaque por manterem projetos e atividades inovadoras e que incentivam a prática profissional. A universidade aparece em 7º lugar.

O Guia avalia cursos de graduação do país e os pontua com nenhuma, três, quatro ou cinco estrelas. A UFSC teve 35 cursos pontuados. Quinze receberam o conceito excelente (cinco estrelas), 17 foram classificados como muito bons (quatro estrelas) e três estão entre os cursos considerados bons (três estrelas).

Neste ano, 5.752 cursos de 784 instituições de ensino superior foram avaliados. O processo começou em dezembro de 2003, quando com o envio de questionários para os coordenadores dos cursos. Além dos 772 consultores que fizeram a avaliação on-line, 15 repórteres e pesquisadores entrevistaram cerca de 500 profissionais.

Nesta edição, o Guia traz informações sobre as iniciativas inovadoras que fazem com que os cursos se destaquem entre os melhores. Nove cursos da UFSC foram citados.

Design Gráfico – três estrelas

O curso foi elogiado pela forma com que os alunos aprendem a utilizar a linguagem visual de acordo com a finalidade do produto. “Os principais cursos do país dão ênfase a disciplinas voltadas para o desenvolvimento de projetos pelas disciplinas com ênfase na criação de projetos em que os alunos justamente a capacidade de criar uma identidade visual para o cliente”, informa o Guia.

Direito – cinco estrelas

O curso foi destacado por propiciar prática profissional aos alunos e oferecer assistência jurídica à comunidade carente. Os alunos exercem a profissão em um escritório modelo e em um Fórum, mantido na Universidade por um convênio com o Tribunal de Justiça.

Educação Física – quatro estrelas

O curso foi elogiado pela integração entre a graduação e a pós-graduação nas pesquisas e extensão. “Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), essa troca de experiência entre a graduação e a pós é constante”, diz o texto.

Engenharia de Controle e Automação – única do país com cinco estrelas.

O curso foi elogiado por propiciar experiência profissional aos alunos desde a primeira fase através da Empresa Júnior. O currículo voltado à formação de um profissional com conhecimento em diversas áreas da Engenharia também foi destacado.

Engenharia Elétrica – cinco estrelas.

O Guia cita a atualização do currículo do curso e destaca a quantidade de aulas práticas (30% do curso), o número de laboratórios específicos (dez, sem contar os que são divididos com outros cursos) e as atividades desenvolvidas nos laboratórios.

“Nessas aulas é que o futuro engenheiro põe em prática os conceitos teóricos vistos em salas de aula e conhece os equipamentos e a tecnologia que farão parte da sua rotina de trabalho”. A Engenharia Elétrica da UFSC também aparece no quadro de destaque que compara os dois melhores cursos do país.

Engenharia Mecânica – cinco estrelas

O curso de Engenharia Mecânica também aparece com destaque no quadro comparativo entre os dois melhores cursos do país. O curso ainda foi elogiado por manter convênios com empresas como a Petrobrás e a Embraco

Jornalismo – único do país com cinco estrelas

O Guia do Estudante deu destaque à ênfase do curso na prática profissional dos alunos. “Os estudantes da UFSC fazem boletins e programas para as Rádios CBN e Cultura, de Florianópolis. O curso busca formar um profissional polivalente, capaz de trabalhar com mídia impressa, jornalismo digital, telejornalismo, rádiojornalismo, planejamento gráfico, infografia e assessoria de imprensa.”

O Guia cita ainda as aulas em laboratório com número reduzido de alunos, o projeto Universidade Aberta, a Rádio Ponto UFSC e a Biblioteca especializada em Jornalismo que o curso mantém.

Nutrição – cinco estrelas

É elogiado por manter restaurantes-escola e convênios com empresas que possuem restaurantes industriais. O incentivo ao estágio também foi mencionado.

Pedagogia – cinco estrelas

O Guia do Estudante destacou o estágio de alunos de Padagogia em escolas públicas, hospitais e organizações não governamentais. O acesso dos alunos à tecnologia e aos recursos pedagógicos informatizados através do Laboratório de Novas tecnologias também foi mencionado.

Os Excelentes

Quinze cursos conseguiram alcançar o nível mais alto da avaliação do Guia do Estudante. Receberam cinco estrelas os cursos de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia de Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Sanitária, Geografia, Jornalismo, Nutrição, Pedagogia, Química e Serviço Social.

O conceito muito bom (quatro estrelas) foi dado aos cursos de Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências da Computação, Ciências Sociais, Educação Física, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Química, Farmácia, Filosofia, Física, Letras, Matemática, Medicina, Odontologia e Psicologia,

Os cursos de Design, Agronomia e História foram considerados bons e receberam três estrelas cada.

Fonte: Site Unaberta/Por Isabel Colucci