Livro da EdUFSC conta a História para as novas gerações

05/11/2004 14:39

Índios, náufragos, escravos, fortalezas, escolas, instituições oficiais. Personagens e lugares de um cenário decorado tramas políticas e estratégias para alcançar o poder que sugerem até um roteiro de filme. Por enquanto, tudo isso ainda está apenas em livro, “História de Santa Catarina – séculos XVI e XIX”, organizado por Ana Brancher e Sílvia Maria Fávero Arend, da EdUFSC, que vai ser lançado nesta terça, dia 9, às 19 horas, no Café Matisse, do Centro Integrado de Cultura(CIC).

A obra reúne trabalhos de um grupo de historiadores que vem se dedicando à tarefa de divulgar resultados de suas pesquisas para o chamado público não iniciado em História. Segundo as organizadoras, novas gerações de estudantes de áreas diferentes, pode-se ter agora um acesso a uma coletânea de textos que que percorrem o período compreendido entres os séculos XVI e XIX. “Reler o passado pode representar possibilidades de visualizar mudanças ocorridas, dando uma novo significado ao papel que as novas gerações vão desempenhar no mundo.

Fazem parte da obra pesquisas de Rodrigo Lavina, Reinaldo Lindolfo Lohn, Marcelo Brasil Fagundes, Marlon Salomon, Antônio Luiz Miranda, Fábio Kuhn, Norberto Dallabrida, Ana Paula Wagner e Luiz Felipe Falcão. “O que constitui o eixo comum dos artigos é justamente o oposto daquilo que se costuma entender por ‘eixo comum’: maneiras diversas de fazer história que evidenciam diferentes tendências historiográficas deste início de século XXI”, diz Cynthia Machado de Campos.

Fonte: Assessoria de imprensa da Edufsc

Informações com Ana Brancher pelos fones 331-9249 ou 233-2924, (brancher@mbox1.ufsc.br); e Sílvia Arend, fones 224-5408 ou 9960-7806 (silvia@nwesite.com.br)