Funcitec lança edital de intercâmbio de pesquisadores com a Alemanha.

22/11/2004 16:11

A Fundação de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – FUNCITEC (www.funcitec.rct-sc.br) lançou , juntamente com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), Edital de Intercâmbio Científico Internacional, instituindo dois programas com auxílio para pesquisadores catarinenses que desejam realizar pesquisas na Alemanha e vice-versa. Convênio neste sentido foi firmado entre as duas instituições, para implementação desses programas de pesquisa, com quatro anos de duração. Os programas denominam-se:

1) Programa de Intercâmbio Científico de Alto Nível – Destina-se à doutores/professores de instituições universitárias de Santa Catarina;

2) Programa de Estadia de Curta Duração para Doutorandos – Destinado para doutorandos catarinenses que pretendem realizar pesquisas para suas teses de doutorado na Alemanha.

Poderão concorrer candidatos de 15 Instituições de Ensino Superior pertencentes a Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE e da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Os programas conveniados entre FUNCITEC e DAAD têm como objetivo específico o intercâmbio para pesquisas conjuntas, em nível de cooperação, Brasil (Santa Catarina) e a Alemanha.

Natureza e objetivos:

Programas de intercâmbio de cientistas de alto nível.

Neste programa, o DAAD assume os custos de estadia na Alemanha de cientistas brasileiros que queiram realizar um trabalho de pesquisa em universidades e institutos de pesquisa alemães. A FUNCITEC deve aprovar o pedido e custear a passagem aérea. Em contraparte, o DAAD financia a viagem de cientistas alemães convidados para uma estadia em uma universidade em Santa Catarina. Nesse caso, a FUNCITEC custeia os gastos da estadia pelo período de três semanas a três meses.

Programa de curta duração para doutorandos

O DAAD concederá auxílio para pesquisas, numa instituição na Alemanha, para pesquisadores de instituições superiores do Sistema ACAFE e da UFSC, visando a tese de Doutorado, com aprovação prévia da FUNCITEC, que vai assegurar a manutenção dos selecionados durante o período de estadia naquele país

Como participar:

Os projetos devem ser encaminhados a FUNCITEC (brasileiros)e ao DAAD (alemães) pelos coordenadores/orientadores do Brasil e da Alemanha, respectivamente. O pesquisador de Santa Catarina deve enviar o projeto a FUNCITEC que analisará quanto ao mérito (considerando a qualificação e experiência do pesquisador). O pesquisador alemão deve enviar o pedido ao DAAD, que analisará quanto ao mérito. Caso aprovado em ambas instituições o projeto será implantado.

Os requisitos básicos são: o pesquisador deve ter doutorado ou ser doutorando, conforme o caso, e publicações em nível nacional e internacional, ter um convite do pesquisador anfitrião e apresentar plano de trabalho.

Os pedidos para estes programas deverão ser protocolados em Fluxo Contínuo, sendo previsto o prazo de 90 dias de antecedência, no mínimo, antes da data de viagem ao exterior.

Duração das pesquisas e auxílios:.

Programa de intercâmbio científico de alto nível:

Passagem aérea e diárias por um período de 3 (três) semanas, no mínimo, a 3 (três) meses, no máximo.

A permanência do pesquisador além do período contratado, deverá ser custeada pelo mesmo.

Programa de curta duração para doutorandos:

Passagem aérea, mensalidades, seguro-saúde, além da manutenção de Bolsas de Doutoramento na instituição superior a qual o doutorando está vinculado. O período de pesquisa é de 2 (dois) meses, no mínimo, a 6 (seis) meses, no máximo.

Fonte: assessoria de imprensa da Funcitec