Brasil sedia pela primeira vez evento sobre processamento de polímeros

09/11/2004 09:24

Mais de 250 especialistas participam, até amanhã(10), no Costão do Santinho Hotel & Resort, em Florianópolis, do 2004 America’s Regional Meeting da Polymer Processing Society, entidade internacional que congrega a comunidade ligada ao processamento de polímeros. Esta é a primeira vez que o evento é realizado no Brasil. A organização é Grupo de Polímeros do Departamento de Materiais da Universidade Federal de São Carlos, com a participação do professor Carlos Henrique Ahrens, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC.

A UFSC, através do CIMJECT – Laboratório de Projeto e Fabricação de Componentes de Plástico Injetados, subunidade do Departamento de Engenharia Mecânica – coordenado pelo professor Gean Salmoria, participa com seis trabalhos.

Hoje, 9, acontece uma homenagem ao professor Arno Blass, da UFSC, por ter sido o primeiro autor brasileiro de livro didático sobre o tema. Sua obra, Processamento de Polímeros, com 256 páginas, foi lançada pela Editora da UFSC em 1985, na Série Didática. Em 1988 veio a segunda edição, revista e ampliada (313 páginas), seguida, em 94, de uma reimpressão, com a tarja “Edição Especial”, publicada em regime de co-edição com a Associação Brasileira de Polímeros e o SEBRAE/SP.

Blass, hoje aposentado, foi professor titular da UFSC, lotado no Departamento de Engenharia Mecânica. Integrou o Conselho Editorial da EdUFSC em 1986-1989 e em 1991-1995. Com a crônica Nostalgia, integra o conjunto de autores selecionados no concurso A UFSC na minha história, comemorativo aos 40 anos Universidade, publicados pela EdUFSC em 2002, em livro homônimo.

Traduziu A Escalada da Ciência, de Brian L. Silver, publicado pela EdUFSC em 2003, e é autor de Caspar Erich Stemmer – Administração, Ciência, Tecnologia, sexto volume da Biblioteca Anísio Teixeira, publicado pela Editora Paralelo 15, de Brasília, em 2002.

Por Artemio Reinaldo de Souza/jornalista da Agecom