5ª Semana de Estudos Açorianos de 29 de novembro a 3 de dezembro.
Entre 29 de novembro e 3 de dezembro de 2004, a Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com o Governo Regional do Açores, o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e a Universidade dos Açores, promove a 5ª Semana de Estudos Açorianos. Conferências, palestras, exposições e lançamentos de livros farão parte do evento, que este ano comemora os 20 anos da criação do NEA/UFSC e também 20 anos da assinatura do protocolo de cooperação com a Universidade dos Açores.
Maiores informações poderão ser obtidas via telefone 331 8821 ou na pagina – www.nea.ufsc.br
A abertura oficial do evento acontece nesta segunda às 19h30min, presidida pelo reitor Lúcio Botelho. Antes, entre 18h e 19h, há espaço para o credenciamento dos participantes, que às 20h assistem à Conferência de abertura: “Traços da Identidade do povo Açoriano. Vinte anos depois, a história de um convênio”. O conferencista, Antônio Machado Pires, da Universidade dos Açores, fala sobre o convênio realizado entre a Universidade que representa e a UFSC, que vem se mantendo há 20 anos.
Programação
TERÇA – Como nos dias seguintes, a programação se estende durante todo o dia. Às 9h, Maria Margarida M. Vaz do R. Machado ministra a palestra “A importância do azeite de baleia nas relações dos Açores – Brasil”. Às 10h45min a palestra é do professor Caetano Valadão Serpa, da universidade americana Cambridge: “A presença portuguesa no Sudeste americano a partir do século XVI: os melungeons”. Na seqüência no almoço haverá a apresentação de vídeos temáticos no auditório da reitoria (Quarta, Quinta e Sexta também, no mesmo horário), e às 14h a visita ao monumento Açores – Brasil, comemorativo dos 256 anos da chegada dos açorianos à Ilha de Santa Catarina, a ser inaugurado em dezembro.
Pela tarde haverá a seção do Comunicações, às 14h30min (que acontece também na Quarta, Quinta e Sexta), seguida da palestra “Açores – da emigração à imigração, do passado ao futuro”, Alzira Serpa Silva, representante do Governo Açoriano. Já às 17h a palestra é da professora Maria Baptista Goulart, da UFSC: “Açores: Olhares de dentro e de fora”. Para a noite ficam reservadas a visita ao Engenho de farinha do seu Zico, às 18h, e o lançamento de livros com noite de autógrafos no Museu Histórico de Santa Catarina, Palácio Cruz e Sousa, no Centro da Capital.
QUARTA – A palestra das 9h é com Gelci José Coelho, o Peninha do Museu da UFSC, e se intitula “O legado da Obra de Franklin Cascaes. Às 10h30min, acontece uma mesa-redonda, com participantes da UFSC, do Instituo Boi de Mamão, entre outros. Às 14h haverá o lançamento do Cd-ROM do Banco de dados de NEA/UFSC e às 14h30min, o professor Valter Piazza, da UFSC, “Memórias das Relações com os Açores”, seguido do lançamento de livros e autógrafos na Galeria de arte da UFSC. Às 18h30min, para encerrar a programação de Quarta, haverá a Apresentação Folclórica Grupo Cidade de Florianópolis.
QUINTA – “Recordando as Semanas de Estudos Açorianos da UFSC” é a palestra das 9h, com o professor Nereu do vale Pereira, da Fundação Cultural Açorianista. Às 10h45min, a palestrante é Luisa Noronha, do Governo Regional dos Açores, com “ A Participação da Ilha de Santa Maria na construção do Brasil”. À tarde, às 14h, haverá uma comunicação especial: “O Congresso Catarinense de História de 1948”. Às 16h o professor Vilson Farias, da UFSC, ministra a palestra Povoamento e a cultura de base açoriana no Brasil”, e logo em seguida, às 17h, haverá o lançamento de um Cd-ROM. Às 20h30mina exposição de duas exposições, uma delas no Museu da UFSC.
SEXTA – Às 9h a palestra “Caminhos da realização”, com Marlene Merizzio, da UFSC, inicia a programação do último dia. Às 10h45min, a palestra é “Perspectivas da Literatura Açoriana pós 25 de abril”, com o professor Luis Assis Brasil, da PUC/RS. Às 15h30min o Grupo Boi-de-Mamão faz uma apresentação folclórica, seguida da conferência “Os Açores na construção do Brasil: o caso da colonização em Santa catarina em meados do século XVIII. Às 17h haverá uma última apresentação folclórica e logo em seguida o encerramento.
SÁBADO – Quem quiser fazer um passeio pela Ilha de Anhatomirim, pode comprar o pacote na Secretaria do NEA, pelo valor de R$ 30,00.
Por Willian Vieira/bolsista de jornalismo da Agecom