Vestibular UFSC: Curso de Cinema estréia em 2005

27/10/2004 10:26

A maior novidade no Vestibular da UFSC, o Curso de Graduação em Cinema com habilitação em Teoria, Crítica e Roterização é o segundo curso mais concorrido no vestibular da UFSC, atrás apenas de Medicina. Foram 746 inscritos na primeira opção, e 1004 na segunda opção, resultando num índice de 24,87 candidatos por vaga. O curso inicia sua primeira turma, única e com 30 alunos, no primeiro semestre do ano que vem e será o primeiro curso de Cinema numa universidade pública de Santa Catarina – e surge para atender uma demanda que há muito existia na UFSC.

A inesperada procura pelo novo curso é, segundo o professor de Cinema e Presidente do Colegiado professor Mauro Pommer, resultado de dois fatores principais: a demanda reprimida pela ausência do curso e o sucesso do cinema nacional. “Durante muito tempo um curso de Cinema foi necessário, para dar conta da produção regional. É natural que exista uma grande demanda, que tende a diminuir e se estabilizar depois, afirma Pommer. E com a produção brasileira ascendendo novamente – com 20% da audiência dos cinemas voltada para a produção nacional e filmes brasileiros indicados para festivais como Cannes e o Oscar – a crença no cinema nacional se afirma a cada dia. “Nosso curso de Cinema demorou a surgir, mas vem no momento certo”, afirma Pommer.

O clima favorável no âmbito nacional também encontra, em menor escala, ressonância no cenário regional e local, como por meio do apoio dos editais da Fundação Catarinense de Cultura. Florianópolis já é um pólo considerável de produção de cinema. Daí a necessidade de um espaço na Universidade Federal onde isso possa ser elaborado, e enriquecido pela ênfase em teoria e crítica que o curso terá”, diz a professora Gilka Girardello, também envolvida com o novo curso.

As aulas serão ministradas em turno integral, com as disciplinas obrigatórias e optativas distribuídas pelas manhãs e tardes.

Na primeira fase, os alunos terão as disciplinas Expressão Escrita I, Teoria da Literatura, História do Cinema I, Linguagem Cinematográfica e Fotografia. No total, serão oito semestres, totalizando 2.400 horas-aula. Todas as aulas serão dadas no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), com as salas de aula, a princípio, compartilhadas com os cursos de Letras e Design. Uma adaptação, com conquista de novos laboratórios e equipamentos é algo que levará alguns anos e dependerá de mais verbas do governo. “Até lá, a estrutura dará conta das primeiras aulas.

Pommer diz que há bons exemplos de sucesso nesse sentido. “Nosso curso de Jornalismo, hoje considerado ‘instituição paradigmática’ começou com quatro professores e umas máquinas usadas”, diz, ao lembrar que o projeto inicial seria o de criar um curso eminentemente prático, de produção – objetivo impossibilitado pela falta de verbas, necessárias em grande quantidade num curso caro como o de Cinema. Mas aos poucos, com a consolidação do curso teórico, o “horizonte” apontará para um curso onde se possa produzir filmes de grande qualidade.

“Com a era do novo Cinema Digital cada vez mais presente, produzir filmes ficará mais barato”, afirma Pommer. Claro que será preciso gastar com a criação de ilhas de edição não-linear, formadas por computadores potentes, mas será possível transpor o mítico obstáculo da película – filme 35 mm, necessário para a alta qualidade do cinema e que tem de ser importada, em dólar. “Nosso horizonte é, dentro de alguns anos, poder estar produzindo filmes de caráter não só regional, como nacional”, diz Pommer.

Currículo do curso de Cinema

1ª Fase

EXPRESSÃO ESCRITA I

TEORIA DA LITERATURA

HISTÓRIA DO CINEMA

LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA

FOTOGRAFIA

2ª Fase

EXPRESSÃO ESCRITA II

CINEMA E LITERATURA I

MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA

FOTOGRAFIA CINEMATOGRÁFICA

HISTÓRIA DO CINEMA II

3ª Fase

NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA

CINEMA E LITERATURA BRASILEIRA I

ESTUDOS CULTURAIS

DRAMATURGIA

HISTÓRIA DA ARTE

4ª Fase

GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS

TEORIA DO ROTEIRO I

CINEMA DOCUMENTÁRIO

TEORIA DO CINEMA I

OPTATIVA

5ª Fase

TEORIA DO ROTEIRO II

CINEMA E TEORIAS DO SUJEITO

CINEMA BRASILEIRO

TEORIA DO CINEMA II

OPTATIVA

6ª Fase

ANÁLISE FÍLMICA I

ANÁLISE DOS MEIOS ÁUDIO VISUAIS

ARGUMENTO CINEMATOGRÁFICO

OPTATIVA

OPTATIVA

7ª Fase

ROTEIRO

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

TÉCNICAS DE PROJETOS

OPTATIVA

OPTATIVA

8ª Fase

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

A Secretaria do novo Curso começa a funcionar 3 de novembro Telefone: 331 6543

Por Willian Vieira/bolsista de jornalismo da Agecom