UFSC sediará o próximo Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

29/10/2004 12:18

Reunião dos Pró-reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior Públicas do Sul do Brasil acontecida em Londrina, no XXII Seurs acolheu a candidatura da UFSC para sediar vigésima terceira edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs) que acontece de 11 as 14 de setembro de 2005. O evento reúne trabalhos de projetos de extensão das Universidades Públicas do Sul do Brasil com o objetivo de trocar experiências e fazer o intercâmbio entre universidades e a sociedade. As universidades particulares são convidadas a assistir, mas não para expor seus projetos.

Realizado anualmente, desde 1982, o seminário alterna o Estado organizador entre Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sendo o de maior longevidade do gênero.

Por ser uma universidade federal localizada em Florianópolis, cidade com prática e estrutura em organização de eventos, a UFSC foi escolhida unanimemente entre as instituições catarinenses. “A nossa grande vantagem é que aqui podemos centralizar todas as atividades em um único campus. E de sobra, os visitantes das outras universidades podem conhecer as dependências da UFSC” explica a pró-reitora de Extensão e Cultura (PRCE), Eunice Nodari. Em 2003 o evento foi organizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e este ano pela Universidade do Estadual de Londrina. A UFSC apresentou 15 projetos de extensão, além de outras atividades culturais e exposições no estande.

Pró-Reitora Eunice Nodari - foto Paulo Noronha

Pró-Reitora Eunice Nodari - foto Paulo Noronha



As apresentações orais e de painéis, montagem de estandes, palestras – serão realizadas no Centro de Cultura e Eventos. Para a parte cultural, a instituição sede tem carta branca. As atividades podem acontecer Centro de Eventos, ou ao ar livre, informou a professora Eunice. O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) terá grande destaque nos projetos e atividades culturais, segundo a pró-reitora. “A cultura da ilha e também a de Santa Catarina será valorizada” , planeja.

Alguns dos Projetos da UFSC no XXII Seurs foram a 7ª Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina, o Baú de Ciências – Atividades Experimentais no Ensino de Ciências e a Cerâmica Utilitária. Segundo a pró-reitora os trabalhos de olaria (Cerâmica Utilitária) – fabrico de objetos e utensílios domésticos em barro, prática artesanal da cultura açoriana – pode ser um dos grandes atrativos para a comunidade no XXIII Seurs. Com maior infra-estrutura oferecida pela organização da UFSC, o projeto do Núcleo de Estudos Açorianos pode ampliar suas demonstrações, que cativaram o público em Londrina.

A distribuição de espaços para as apresentações é igualitária no Seurs, uma de suas características, e deve ser mantida na UFSC, informou o Diretor do Departamento de Apoio à Extensão, João Carlos Sousa. Ou seja, cada universidade poderá apresentar cinco trabalhos orais e 10 painéis de projetos de extensão. Outra característica do evento é a distribuição de projetos pela área de conhecimento “organização já de praxe nos eventos de extensão” conta a professora Eunice. São elas Comunicação; Cultura, Direitos Humanos; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Trabalho. No total, a UFSC deve receber cerca de 200 trabalhos, orais e painéis, das Universidades do Sul.

Informações: PRCE – telefone: 331 8304

Por Anderson Porto/bolsista de jornalismo da Agecom