UFSC premiou Destaques da Iniciação Científica nesta sexta-feira
O Departamento de Apoio à Pesquisa, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC, entregou o prêmio Destaques da Iniciação Científica a seis jovens pesquisadores, nesta sexta-feira, 22/10. A premiação reconhece os melhores projetos apresentados durante o 14º Seminário de Iniciação Científica, realizado em setembro desse ano na UFSC.
A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu às 9h, na Sala dos Conselhos, no andar térreo da Reitoria. Os alunos premiados representarão a UFSC na 12ª Jornada Nacional de Iniciação Científica, que acontece durante a 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), programada para o período julho de 2005 na Universidade Estadual do Ceará. Para participação no evento os estudantes contarão com apoio financeiro do Departamento de Apoio à Pesquisa.
Este ano, foram escolhidos seis destaques ao invés de nove, como nos anos anteriores. Segundo a Pró-Reitora de Pesquisa Professora Thereza Christina Monteiro de Lima Nogueira, o número foi diminuído para igualar as exposições de painéis e as apresentações orais. Nos anos anteriores eram escolhidos 6 projetos expostos na forma de painéis e 3 em apresentações orais. “Nós achamos que não tinha o porquê de privilegiar os painéis e então decidimos equilibrar premiando três projetos de cada”, explica a pró-reitora.
O 14º Seminário de Iniciação Científica ocorreu nos dias 23 e 24 de setembro no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, paralelamente à Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão – SEPEX. No seminário, onde foram expostos 506 painéis e feitas 19 apresentações orais, a UFSC divulgou os resultados de dois programas de bolsas de iniciação científica: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq) e o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (BIB/UFSC). O seminário foi acompanhado por representantes do CNPq e professores da UFSC, responsáveis pela avaliação dos projetos.

Estudantes, seus orientadores e autoridades/ Jones Bastos
Destaques da Iniciação Científica 2004
Ciências Exatas e da Terra
Fernanda Cristina Silva Ferreira – Química com “Estudo fitoquímico de averrhoa carambola monitorado por bioensaios simples”.
Clebson Abati Graeff – Física com “Métodos variacionais aplicados à solução de problemas de muitos corpos”.
Ciências Humanas e Sociais
Maria Leonor Paes Cavalcanti Farias – Direito com “A Aplicabilidade do princípio da precaução no caso dos transgênicos”.
Anderson Felisberto Dias- Administração com “O efeito da terceirização no potencial de flexibilidade das organizações”.
Ciências da Vida
Elaine Cristina Stolf- Fitotecnia com “Caracterização genética e agronômica da população segregante de porta-enxertos de macieira”.
Janayna Hammes de Almeida- Microbiologia e Parasitologia com “Transfecção de cepas de Trypanosoma Rangeli com formas lineares de plasmídeo Ptex-Gfpmut e análise da estabilidade e transfeção in vitro e in vivo”.
A professora Thereza Nogueira, em sua fala aos premiados, lembrou que “fazer ciência é aprender a manter olhos e ouvidos bem abertos e, em determinado momento voar sozinho, mas para isso formar grupos”. Encerrou citando Delacroix: “Primeiro seja um artesão, antes de ser um gênio”.
Para os alunos o projeto e a premiação foram muito importantes.
Para Anderson Felisberto Dias ” O projeto de iniciação científica me possibilitou aproveitar a estrutura oferecida pela universidade, me proporcionando o amadurecimento acadêmico. Dessa forma tive aproximação com a pós-graduação que pretendo cursar”. Para Maria Leonor: ” Com o trabalho de iniciação científica pude aprofundar o estudo em certas legislações. A Universidade facilitou, também, com a ajuda de custo e passagens em viagens para congressos e seminários”.
Para Janaína o prêmio ratificou o que seu orientador dizia ” Que é preciso perserverar e que se colhem bons frutos mesmo errando”, já que seu trabalho teve que ser refeito varias vezes e as respostas nem sempre eram as esperadas.
Por Gutieres Baron/ bolsista de jornalismo da Agecom – colaboraram Alita Diana e Anderson Porto