UFSC na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

foto Jones Bastos/Agecom
A UFSC tendo já realizado um evento de tão grande porte, já agendado desde o ano passado, mas não deixando passar em branco a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promoveu no dia 19 de outubro o UFSC – DIVULGANDO E POPULARIZANDO A CIÊNCIA, no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis. Duas lonas foram armadas ocupando um espaço de 200 m², atividades de pesquisa e extensão, que já participaram da SEPEX foram expostas das 10h às 19h para a população, com entrada franca.
Projetos pioneiros como softwares livres para Infodesign e valorização da identidade visual de projetos agrícolas, desenvolvidos pelo Departamento de Design, prevenção de câncer bucal, agricultura hidropônica, projetos inéditos desenvolvidos pela Psicologia como a Neurobica (neologismo criado para definir algo que associa a parte neural do sistema nervoso com a aeróbica – isto é um exercício mental), projetos do observatório astronômico e planetário da UFSC, projetos do Labidex (laboratório de instrumentação, demonstração e exploração) que trazem a física para o dia-a-dia, projetos que trabalham com conceitos matemáticos, Centro de informações toxicológicas, foram algumas das atrações da mostra científica. Estiveram também expostas as maquetes das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina do Projeto Fortalezas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.
Durante todo o dia professores alunos e as Pró-Reitoras Eunice Sueli Nodari (Cultura e Extensão) e Thereza Christina Monteiro de Lima Nogueira (Pesquisa) estavam presentes para explicar os projetos e esclarecer dúvidas sobre eles.

foto Jones Bastos/Agecom
Aproximadamente 5 mil pessoas visitaram pela tenda da UFSC. Segundo a pró-reitora Thereza Nogueira, a Praça da Alfândega foi uma excelente escolha pois é ponto de passagem de estudantes, trabalhadores, aposentados, e pessoas que no dia-a-dia têm pouco contato com a ciência. “No começo as pessoas estavam tímidas, achavam que a mostra era só para estudantes. Mas logo começaram a se aproximar e se interessaram muito pelos projetos”, conta.
No livro de registros da mostra, muitas pessoas elogiaram a iniciativa da UFSC e pediam para o evento ocorrer mais vezes. Os visitantes também solicitaram que nas próximas edições as mostras sejam descentralizadas.
Entre os projetos expostos estavam o do Departamento de Enfermagem que passava vídeos sobre parto normal e sobre fisiologia e mecanismo do parto. No estande podia-se receber orientação e simulação do parto normal, cuidados necessários para a puérpera e recém-nascido, foi feita a distribuição de camisinhas e orientação sobre o uso. Também era verificada a pressão de pessoas, com registro de idade e procedência das mesmas. A maior procura foi por parte de idosos. Estava sendo divulgado o Grupo de gestantes ou casais grávidos – um projeto do departamento de Enfermagem da UFSC em conjunto com os profissionais da maternidade do Hospital Universitário. O grupo se reúne na ala C do HU . Para freqüentar é só agendar. As gestantes devem estar entre o terceiro e o oitavo mês de gravidez, informou a professora Vitória Gregório, do departamento de Enfermagem que permaneceu no estande atendendo os visitantes. As alunas que trabalhavam no estande eram da disciplina de enfermagem obstétrica e formandas de Enfermagem que trabalham com mulheres e crianças em seus trabalhos de conclusão de curso.
Na tenda também foi montado um aparelho do laboratório de Neurociência que capta o estímulo elétrico do cérebro e envia para a pele. Segundo um dos responsáveis pelo projeto, o mestrando Valdeci Foza, quanto mais tensa a pessoa estiver, mais estímulos o cérebro vai enviar. O nível de concentração é indicado por um ícone que aparece na tela do computador conectado ao aparelho.
Foram distribuídos 500 exemplares da Revista Papo sobre Ciência – um projeto de alfabetização científica desenvolvido pela Agência de Comunicação da UFSC, que através de encontros com pesquisadores proporcionou, durante dois anos, a jornalistas, estudantes de jornalismo e pessoas interessadas, uma visão geral sobre temas instigantes e atuais da ciência. A revista, publicada com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC, expande para o público o resultado de seis desses encontros, estimulando o interesse de jovens e adultos sobre os temas: Biodiversidade – peixes de água doce, Fitoterapia, Biotecnologia/ Genoma- Códigos da Vida, Inteligência Artificial – humanizando a máquina?, Astrofísica – decifrando o universo e Povos indígenas – culturas oprimidas.
Outra publicação distribuída foi a revista Tecnologia & Sociedade – Pesquisas com enfoque social – edição especial, produzida pelo Núcleo de Comunicação do Centro Tecnológico da UFSC, sobre pesquisas realizadas no CTC, dividas nas seções: Vida, Energia, Informação, Natureza, Trabalho e Renda, Cidadania e Educação, Arte e versão em inglês dos principais artigos.
Por Alita Diana/ jornalista coordenadora da Agecom e Gutieres Baron/bolsista de jornalismo – colaborou Natalia Dutra/ bolsista de jornalismo da UFSC Tv