UFSC lança a Revista Papo sobre Ciência nesta terça-feira

22/10/2004 18:16

foto Paulo Noronha/Agecom

foto Paulo Noronha/Agecom

Nesta terça-feira, dia 26, na Sala dos Conselhos, andar térreo da Reitoria da UFSC, às 17h, será lançada a Revista Papo sobre Ciência. A revista é o produto de um projeto de extensão, de alfabetização científica, desenvolvido pela Agência de Comunicação da UFSC, que através de encontros com pesquisadores proporcionou, durante dois anos (2002 e 2003), a jornalistas, estudantes de jornalismo e pessoas interessadas, uma visão geral sobre temas instigantes e atuais da ciência e uma maior aproximação entre o público e os cientistas.

foto Paulo Noronha/Agecom

foto Paulo Noronha/Agecom



A revista, rica em ilustrações, publicada com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC, expande para o público o resultado de seis desses encontros, estimulando o interesse de jovens e adultos sobre os temas:

Biodiversidade – peixes de água doce – trata de como mesmo contando com a maior diversidade de peixes de água doce do mundo, a América do Sul enfrenta desafios para o desenvolvimento da piscicultura de espécies nativas. O pesquisador convidado foi o professor Evoy Zaniboni Filho do Departamento de Aqüicultura, do Centro de Ciências Agrárias da UFSC.

Fitoterapia – Natural mas nem tanto… Além de apresentar noções gerais sobre o processo de desenvolvimento de medicamentos a partir de plantas, as pesquisadoras convidadas: professora Thereza Christina Monteiro de Lima Nogueira do Departamento de Farmacologia e Mareni Rocha Farias, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, fizeram um alerta para o uso indiscriminado de “produtos naturais”.

Biotecnologia/ Genoma- Códigos da Vida – Temas como clonagem, seqüenciamento, DNA, gene, genoma foram abordados pelos pesquisadores Edmundo Grisard e Mário Steindel, ambos do Departamento de Microbiologia e Parasitologia.

Inteligência Artificial – humanizando a máquina? – O desejo do homem de criar máquinas inteligentes, conquistas e desafios nesse campo foram os temas do encontro, que teve como convidado o professor Guilherme Bittencourt, pesquisador do Departamento de Automação.

Astrofísica – decifrando o universo – A mais antiga das ciências e também área em que os cientistas brasileiros mais têm publicado. O encontro foi com os astrofísicos Raymundo Baptista e Antônio Kanaan , ambos do Departamento de Física.

Povos indígenas – culturas oprimidas – Para o pesquisador convidado o antropólogo Silvio Coelho, o conhecimento sobre as populações indígenas provoca a reflexão sobre as desigualdades e incongruências da nossa sociedade.

O projeto foi coordenado pelos jornalistas Áureo Mafra de Moraes e Arley Reis.

Para saber mais sobre o Projeto:http://www.papociencia.ufsc.br