Pesquisadores da UFSC ministram minicurso sobre TV Digital Interativa
Os pesquisadores Carlos Montez, do Departamento de Automação e Sistemas, e Valdecir Becker, do Departamento de Jornalismo, apresentarão um minicurso sobre TV digital interativa durante o Webmidia Latino Americano 2004. Voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, o minicruso vai enfocar a multidisciplinariedade do tema, com ênfase nos aspectos sociais da transição para um modelo digital de TV e nas tecnologias possíveis de serem adotadas ou desenvolvidas no país. O Webmídia LA vai acontecer nos dias 12 a 15 de outubro, em Ribeirão Preto, SP.
O minicurso vai enfocar um tema que usualmente não faz parte dos currículos de graduação: a TV digital interativa. Apesar de algumas disciplinas o tratarem indiretamente, a maioria dos currículos de graduação carece de um enfoque maior no assunto, se restringindo a sistemas multimídia e hipermídia e codificação e compressão de vídeo.
Além disso, esse tema é multidisciplinar, englobando áreas como telecomunicações, engenharia elétrica, computação, jornalismo e sociologia, para citar só algumas. Essa ampla abrangência torna praticamente impossível que o tema seja abordado de forma holística em qualquer curso de graduação, exigindo que o aluno complemente sua formação com cursos extracurriculares e leituras autodidatas.
Além disso, para um entendimento completo dessa matéria, é imprescindível que o aluno tenha noções de outras áreas, muitas vezes não técnicas. Já não é mais possível separar o desenvolvimento de hardware e software sem considerar a finalidade da tecnologia. Questões relativas à usabilidade podem afetar alguns requisitos de hardware ou gerar novas demandas de software. Por isso, a influência de áreas como jornalismo e sociologia torna-se necessária quando falamos de TV digital e interativa.
O principal objetivo do curso é oferecer uma visão geral sobre os conceitos de TV digital e interativa, além de abordar as tecnologias envolvidas. Após participar do curso, o aluno deverá saber o que é TV digital e interativa, a evolução da tecnologia, que propicia mais essa evolução tecnológica e o conseqüente surgimento de uma nova mídia. Além disso, o leitor terá contacto com os principais componentes de um sistema de TV digital, a saber: modulação, codificação, transporte, middleware e aplicações.
Dentro desse contexto, serão apresentados os objetivos do governo com o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), que vai nortear as discussões em torno da transição analógico/digital. Dessa forma, o aluno poderá, primeiro, entender a discussão sobre o assunto, para depois, ter uma participação mais ativa, interferindo inclusive no debate sobre a escolha de um padrão estrangeiro ou o desenvolvimento de um nacional. Para que esse debate atinja toda sociedade, é fundamental que as pessoas saibam do que trata esse complexo assunto, que pelos conceitos envolvidos afasta as pessoas não acostumadas com o dia-a-dia das telecomunicações ou dos conceitos de multimídia e radiodifusão.
Os autores do minicurso, Valdecir Becker e Carlos Montez, também são autores do primeiro e até o momento único livro sobre o assunto publicado no país. O livro “TV Digital Interativa: conceitos, desafios e perspectivas” teve sua primeira edição esgotada em menos de três meses. A segunda edição está em processo de análise pela Editora da UFSC. Além do minicurso, os autores também aprovaram um artigo completo para o congresso. O artigo “Júri Virtual I2TV: Uma Aplicação para TV Digital Interativa baseada em JavaTV e HyperProp” apresenta um resumo das atividades desenvolvidas pela equipe de conteúdo e aplicações do projeto I2TV, finalizado em julho último.
Mais informações sobre o Webmídia LA e demais trabalhos aceitos estão no site http://www.icmc.usp.br/laweb/webmedia/.