Notícias do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
Diversos Seminários têm sido realizados para discutir e capacitar os responsáveis pela implantação do Sistema:
Os Pró-reitores de administração e planejamento das instituições federais de educação superior estiveram reunidos nos dias 13 e 14 de outubro de 2004, em Brasília, para discutir a realização do Censo da Educação Superior de 2004. Também participaram do encontro, que reuniu cerca de 150 pessoas, os pesquisadores institucionais, responsáveis pelo preenchimento do questionário eletrônico pela Internet. O objetivo da reunião foi debater e acolher sugestões para o aperfeiçoamento do censo, que é realizado anualmente pelo INEP. A UFSC esteve representada por Mário Kobus, Pró-Reitor de Orçamento, Administração e Finanças e por Sérgio Roberto Pinto da Luz, Pesquisador Institucional e Coordenador do Programa Integrado de Planejamento.
Nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2004, em Florianópolis, o INEP e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) promoveram o IV Seminário da Auto-Avaliação Institucional com o objetivo de capacitar, implantar e operacionalizar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Participaram cerca de 400 coordenadores das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) das instituições de educação superior da Região Sul. A UFSC foi representada pela Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação – CPA, Aluizia Aparecida Cadori e, por mais cinco integrantes: Cláudio José Amante, Darci Odílio Trebien, Joice Regina da Costa Santana da Lapa, Silvia Modesto Nassar e por Márcio André Marcelino. O objetivo do seminário foi apresentar o roteiro de auto-avaliação nos aspectos conceituais, técnicos e operacionais.
Nos dias 21 e 22 de outubro de 2004, em Brasília, representantes de todas as instituições federais de educação superior participaram do seminário de capacitação para a implantação e operacionalização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A UFSC esteve representada pela Profª Araci Hack Catapan, Diretora do Departamento de Ensino de Graduação, pela profª Bernadete Passold (CSE), pela profª Carmen Suzane Comitre Gimenez (CFM) e por Roseli Zen Cerny integrante da CPA.
Saiba mais sobre a CPA da UFSC:
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação promoveu o primeiro encontro para a constituição da Comissão Própria de Avaliação, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Superior – SINAES, no dia 14 de junho. No primeiro encontro foram divulgadas a LEI nº10.861/04 e algumas informações sobre o SINAES. Nessa ocasião ficou constituída a Comissão Própria de Avaliação – CPA, por indicação entre os pares presentes. Todos os participantes desse primeiro encontro constituirão as Comissões Setoriais de Avaliação -CSA em seus respectivos centros.
A CPA constituída pela Portaria nº453/GR/2004 congrega os representantes:
Marcos Laffin – Pró-Reitor de Ensino de Graduação – Docente
Araci Hack Catapan -Diretora do Departamento de Ensino de Graduação -Docente
Cláudio José Amante – CCS/STM – Docente
Silvia Modesto Nassar – CTC/INE – Docente
Joaquim Felipe de Jesus – CDS/DEF – Docente
Darci Odílio Paul Trebien – CCA/ENR – Docente
Méricles Thadeu Moretti – CFM/MTM – Docente
Aluizia Aparecida Cadori – Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação – Técnico-Administrativo
Joice Regina da Costa Santana da Lapa CCE – Técnico-Administrativo
Ricardo Tadeu Dias CCJ – Técnico-Administrativo
Roberto Gonzaga CCB – Técnico-Administrativo
Roseli Zen Cerny CED – Técnico-Administrativo
Márcio André Marcelino CCS – Discente
Lucilene Sander CFH – Discente
Paulo Thomas Refosco CSE – Discente
Regina Panceri PROMENOR – Representante da Sociedade Civil organizada.
Informações: Araci Hack Catapan – Diretora do Departamento de Ensino de Graduação-DEG/PREG – hack@reitoria.ufsc.br e
Aluizia Aparecida Cadori – Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação -PREG – aluizia@reitoria.ufsc.br
Tel 331 8307 e 331 9915