Evento discute os resíduos e seus problemas
Começa nesta quarta-feira (27) a sexta edição do Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental (Semesam), promovido pela Empresa Junior de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (Ejesam/UFSC). Este ano, o tema do evento são os resíduos sólidos e as estratégias e oportunidades voltadas à sustentabilidade. As discussões serão realizadas no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, até o dia 30.
Aterros sanitários, reciclagem de pneus, contaminação do aqüífero guarani e legislação ambiental foram alguns dos assuntos escolhidos para abastecer a programação do Semesam. Em minicursos os participantes terão a oportunidade de aprender sobre o aproveitamento de água da chuva, desastres naturais, gerenciamento de resíduos sólidos e licenciamento ambiental. Ainda há vagas.
Conforme a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNSB-IBGE) em 2000, 90% da população brasileira têm água potável e 45% coleta e tratamento de esgoto. Os resíduos sólidos são os que têm menos cobertura: apenas 25% dos 45 milhões de toneladas de lixo produzidos no País têm um destino correto.
Segundo o coordenador de marketing da Ejesam, Tito Augusto Gehring, a proposta do tema surgiu a partir de uma pesquisa realizada no seminário do ano passado. “A maioria das pessoas votou pela discussão dos resíduos sólidos e nós optamos por convidar professores e profissionais da indústria que dêem um outro enfoque sobre o tema”, explica. Os alunos do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, de acordo com ele, só têm contato com essa área nas últimas fases. “Por isso cerca de 50% do seminário é temático.”
Nesse sentido, ocorrerão, por exemplo, palestras sobre alternativas de recuperação dos resíduos sólidos gerados na fabricação de pranchas de surf, a recuperação do rio Tietê (São Paulo) e os impactos dos resíduos na vida marinha.
Além das palestras, também farão parte do evento as apresentações de cases empresarias e de trabalhos técnicos desenvolvidos pelos participantes.
Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/Por Amanda Miranda e Carla Cabral
Informações :ejesam@ens.ufsc.br ou telefone (48) 331-7751
Programação do evento em :http://www.semesam.ufsc.br
Conheça também o Departamento de Engenharia Sanitária e ambiental, visitando o site www.ens.ufsc.br