Acústico 12:30 traz nesta quinta Oficina de Música Popular
Nesta quinta-feira, 28 de outubro, o Projeto 12:30 Acústico abre novamente espaço para a Escola Livre de Música Compasso Aberto que, desta vez, traz um projeto diferente: a Oficina de Música Popular. Este trabalho proporciona aos alunos e professores da escola a oportunidade de criação e de improvisação sobre temas da música brasileira e do jazz. O show começa às 12h30 no Teatro da UFSC, localizado em frente à Praça Santos Dumont, na Trindade.
Composta pelos mais diversos instrumentos – duas flautas, clarinete, cinco saxofones, violão, teclado, baixo e bateria -, a Oficina de Música Popular traz em seu repertório grandes composições como “Baixa do Sapateiro” (Ari Barroso), “Piano da Mangueira” (Chico Buarque), “Casa Forte” (Edu Lobo), “I Mean You” (Thelonious Monk), “Do Not Get Around Much Anymore” (Duke Ellington), entre outras.
Este trabalho, assim como o da banda Compasso Aberto – que já se apresentou diversas vezes no Campus da UFSC –, é coordenado pela professora Sílvia Beraldo. Fazem parte da banda os músicos: Lara Maringoni (flauta), Marina Beraldo (flauta), Gabriela Silva (clarinete), Kleber Carpes (sax alto), Sílvia Beraldo (sax alto e soprano), Levi Freire (sax tenor), Paulo Alexandre Karl (sax tenor), Orlando Rocha (sax barítono), Giovanni Iasi (violão), Tiago Gonçalves (teclado), Alexandre Vicente (baixo) e Maria Beraldo (bateria).
Além de aulas individuais, prática de conjunto e teoria musical, a Escola Livre de Música Compasso Aberto oferece aos seus alunos oficinas com músicos renomados em todo o Brasil e também no exterior, como o violonista Marco Pereira, vencedor do prêmio Sharp (hoje prêmio TIM) de melhor arranjador em 1993 e de melhor solista no ano seguinte. No primeiro semestre deste ano, a escola ofereceu um workshop de improvisação com o guitarrista Nelson Faria, que gravou com grandes nomes como João Bosco, Cássia Eller e Milton Nascimento.
O Projeto 12:30 Acústico é um desdobramento do Projeto original que acontece toda quarta-feira na Concha Acústica, localizada na praça da cidadania, em frente ao prédio do CCE (Básico). A diferença entre as duas edições do Projeto 12:30, é que o Acústico traz bandas que desenvolvem um som mais delicado, mais elaborado, normalmente envolvendo somente instrumentos de corda e percussão. A iniciativa dos Projetos é do DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC.
As inscrições para este ano já estão encerradas, mas os coordenadores do Projeto estão cadastrando nossas atrações para o ano que vem. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria do DAC através dos telefones 331-9447/331-9348 ou mandar um e-mail para projeto1230@dac.ufsc.br.
Contato
(48) 222-0282 com Sílvia Beraldo