Proposta de Aeromóvel para Florianópolis na 4ª SEPEX

24/09/2004 18:20

Um transporte público que não enfrenta engarrafamentos, não provoca ruídos e não polui o ar. Essa é a proposta do projeto Aeromóvel em Florianópolis, desenvolvido pela já extinta turma de Planejamento Arquitetônico-VIII da UFSC. O projeto, que está exposto na 4ª Sepex, utiliza o sistema Aeromóvel desenvolvido integralmente no Brasil. Movido por propulsão à ar, o aeromóvel não solta fumaça e não produz barulho.

O sistema possui baixo custo de implantação e operação, ocupando um reduzido espaço no centro urbano: o pilar ocupa menos de 1,0m². Cada veículo pode transportar até 26 mil passageiros por hora. O projeto já é utilizado com sucesso desde 1989 em Jacarta, capital da Indonésia. No Brasil, a cidade de Porto Alegre possui um quilômetro funcionando em fase experimental.

Segundo o professor Carlos Campos, do Departamento de Arquitetura da UFSC, orientador do Projeto, o atual sistema Integrado de Transportes de Florianópolis irá atender à demanda da cidade somente até 2025, quando haverá a necessidade de uma tecnologia de transporte com maior capacidade. O aeromóvel é a alternativa mais barata atualmente. O custo médio de implantação do é de 15 milhões por quilômetro, enquanto o do metrô chega a 300 milhões por quilômetro.



O projeto prevê a implantação do Aeromóvel em torno do Morro da Cruz com linhas interligando o norte da Ilha, o sul e o continente. O projeto foi concluído em 1999 e por isso precisa de alguns ajustes. Mas a principal barreira para a implantação do Aeromóvel em Florianópolis é falta vontade política. “Eu apresentei o projeto para o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) no ano passado. Eles adoraram, mas nunca mais fizeram contato”, lamenta o professor.

Mais informações pelo telefone 331 9393

Por Gutieres Baron/bolsista de jornalismo

Fotos: Divulgação