Pesquisador da UFSC lança livro de Filosofia pela editora da PUC/RS

15/09/2004 08:26

Os movimentos sociais e o espaço autônomo do “Político” – O resgate de um conceito a partir de Rousseau e Carl Schmitt, de Luiz Vicente Vieira, EDIPUCRS (Coleção Filosofia 167, 2004), é uma obra que analisa a questão do espaço do “político”. Estabelece a relação entre a própria base material da sociedade e a organização do nível político. Tenta mostrar como na sociedade moderna se perdeu essa autonomia para decidir as questões fundamentais, em decorrência da hegemonia da economia que passou a ser praticamente o espaço soberano.

O trabalho faz um diagnóstico dessa situação e levou a pensar, em conseqüência disso, a questão do resgate dessa autonomia, considerando o papel dos movimentos sociais nesse processo. “Nessa crítica, ao nível político da sociedade, passa-se naturalmente por uma crítica ao seu modo predominante de estruturação, segundo a forma de Estado Liberal de Direito e o seu modelo de funcionamento, ou seja, a democracia representativa moderna ou democracia liberal”, diz Vieira, que faz parte do quadro funcional da UFSC.

Segundo o autor, que possui mestrado em Filosofia pela PUCRS (1996) e doutorado em Ética e Filosofia Política pela mesma universidade em 2002, Rousseau e Schmitt fazem uma crítica interna dessa forma de Estado e da democracia liberal, ou seja, procuram desenvolver uma crítica dos próprios conceitos que fundamentam a democracia representativa, estabelecendo sempre um vínculo entre o funcionamento da base material e a organização em nível político da sociedade moderna, ao contrário da maioria das críticas ao liberalismo contemporâneo.

Luiz Vieira é também autor de A democracia em Rousseau, EDIPUCRS, 1997, e já escreveu vários artigos, principalmente em periódicos de Filosofia, Ciência Política e Serviço Social em jornais e revistas especializadas.

Informações lvvieira@hotmail.com Tel: 333 9268 ou 3331 9525

Fonte: assessoria de imprensa da EdUFSC