Lançamento do Catálogo Ilustrado de Peixes do Alto Rio Uruguai nesta terça-feira

20/09/2004 12:13

O lançamento do livro ” Catálogo Ilustrado de Peixes

do Alto Rio Uruguai” acontece nesta terça, 21 de setembro, às 18h30min, no hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. O livro, publicado conjuntamente com a empresa Tractebel Energia, é resultado de pesquisas realizadas sob a coordenação do Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce, do Departamento de Aqüicultura da UFSC.

Segundo os autores, um grande número de espécies de peixes habita a região do alto rio Uruguai, mas essa riqueza não é muito conhecida e está representada por poucas espécies que apresentam destaque na pesca. A edição do Catálogo pretende reverter a situação, disseminando conhecimento sobre essa diversidade de modo a despertar no leitor a consciência da importância dos peixes nesse ambiente e também o interesse pela sua conservação.

O livro mostra como os peixes são importantes componentes dos

ambientes aquáticos, e sua distribuição e ocorrência, no Brasil, são tão amplas quanto é rico o país em recursos hídricos. Logo, é preciso levar em conta a fauna de peixes nas discussões que envolvem a questão da água. O ciclo de vida dos peixes está totalmente vinculado aos rios e às bacias hidrográficas, e, conseqüentemente, ficam expostos a diversas pressões, produzidas principalmente pela ação humana.

Assinam o livro os pesquisadores Evoy Zaniboni Filho, Samira Meurer,

Oscar Akio Shibatta e Alex Pires de Oliveira Nuñer.

Maiores informações pelo fone:48-3319686 ramal 212

Fonte: Assessoria de imprensa da editora da UFSC