IV Encontro Catarinense de Filosofia de 8 a 10 de setembro
Em comemoração aos 50 anos de criação da Faculdade Catarinense de Filosofia, a UFSC estará realizando o IV Encontro Catarinense de Filosofia, de 8 a 10 de setembro. O ensino da disciplina no nível médio é o principal assunto do encontro, já que Santa Catarina é um dos poucos Estados brasileiros que a têm a disciplina como obrigatória.
As inscrições serão feitas no primeiro dia do evento mediante o pagamento da taxa de 10 reais para estudantes de Filosofia, e 20 reais para demais interessados.
Criado em 24 de Dezembro de 1954, Faculdade Catarinense de Filosofia foi incorporada pela UFSC em 18 de dezembro de 1960, data que marca o começo do estudo aprofundado da disciplina no Estado. Em 2001, professores e estudantes da UFSC, do Centro Educacional de Brusque, da Unisul, e da UnoChapecó começaram a organizar encontros para uma maior integração entre os cursos de Filosofia das quatro universidades.
Neste encontro, o Departamento de Filosofia da UFSC pretende relembrar a obra do professor Eudoro de Souza que lecionou na universidade até 1962, quando foi chamado por Darcy Ribeiro para fundar o curso de Letras clássicas da Universidade de Brasília.
Para esclarecer o sentido e a importância da obra do professor Eudoro aos estudantes de hoje, a comissão organizadora do evento convidou o professor do Departamento de Antropologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia, Ordep José Trindade Serra, e o ex-aluno e documentarista Teodoro Gontijo para apresentar uma aula de Eudoro de Souza que ele gravou em 1986.
Mais informações pelo site www.sc2004filosofia.na.ufsc.br, e-mail carniel@cfh.ufsc.br ou pelo telefone 331 9248
Por Gutieres Baron/bolsista de jornalismo da Agecom