Colóquio A Persistência Guarani nesta sexta no Museu Universitário

27/09/2004 12:06

O Colóquio A Persistência Guarani – Homenagem a Ivori Garlet, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS)/CFH/UFSC e o Setor de Etnologia do Museu Universitário da UFSC, acontece dia 1º de outubro no Museu Universitário da UFSC.

O colóquio reunirá especialistas em temas Guarani do Brasil e da Argentina, e no seu transcurso acontecerá o lançamento do livro La persistencia Guaraní editado pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas de Madrid, como número monográfico da Revista de Índias.

O colóquio homenageia o antropólogo Ivori José Garlett, um dos autores do livro, que faleceu no último mês de fevereiro, e que dedicou sua vida ao estudo dos Guarani e ao trabalho indigenista junto a essa etnia.

Junto a mesas redondas com a participação de pesquisadores convidados e de membros do setor de Etnologia do Museu Universitário e do PPGAS, o evento contará também com a apresentação do documentário “Mbyá Guarani, guerreiros da liberdade”, de Charles Cesconetto, realizado dentro do programa Doc-TV, Brasil Imaginário, patrocinado pelo Ministério de Cultura.

La Persistência Guarani é uma tentativa – uma entre as muitas possíveis, dada a amplidão do campo de estudos Guarani na atualidade -de levar a um público americanista mais amplo uma noção atualizada dos Guarani e da pesquisa ao seu respeito. Nas suas páginas encontramos mapeamentos da população Guarani atual, resenhas do estado da arte da arqueologia ou a bibliografia sobre os Guarani, discussões a respeito de alguns tópicos constantes dessa bibliografia (como é o caso do profetismo, da diversidade religiosa interna ou da tantas vezes invocada Terra sem Mal), ensaios sobre os conflitos de terra ou sobre a definição da identidade guarani. Fazer balanço dos estudos sobre os Guarani, apreciar os seus limites, as suas lacunas e as suas novas tendências e levar a público, no país e no exterior, os problemas pelos que atravessa o povo Guarani nos dias de hoje, são objetivos comuns do livro e do evento.

Informações 331 9793

Fonte: Por Antropólogo Aldo Litaiff/Museu Universitário UFSC