4ª SEPEX de 22 a 25 de setembro no campus da UFSC

22/09/2004 17:14

Abertura da  4ª SEPEX com o reitor e autoridades

Abertura da 4ª SEPEX com o reitor e autoridades



A 4ª edição da SEPEX – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão começou nesta quarta-feira dia 22 e se estende até sábado 25 de setembro no campus da UFSC. A mostra, com entrada franca, está aberta à visitação de 4ª a 6ª das 9h às 21h e sábado das 9h às 17h. É o principal evento anual, aberto à comunidade, que a Universidade Federal de Santa Catarina realiza e a maior mostra científica desenvolvida no Estado.

A abertura foi realizada pelo reitor da UFSC Lucio José Botelho estando presentes, dentre as autoridades, o vice-reitor, o chefe de gabinete, os pró-reitores e os ex-reitores Antonio Diomário de Queiroz que falou como diretor da FUNCITEC, uma das patrocinadoras do evento e o ex-reitor Caspar Stemmer.

A SEPEX é resultado da constante busca pela consolidação e articulação do tripé que sustenta a Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Faz parte da programação a apresentação de painéis, 118 minicursos gratuitos, palestras, estandes interativos, exposições e diversas atividades culturais. A mostra vem sendo aperfeiçoada, a cada ano, para atender a um público crescente, notadamente, de alunos de instituições de ensino fundamental e médio. Para se ter uma idéia, a primeira edição, em 2000, recebeu a visita de 15 mil pessoas. Já a de 2003, teve um público de 35 mil.

Nesta edição serão 1245 posters e banners, além dos 506 do Seminário de Iniciação Científica, que este ano também se integra à SEPEX. Os estandes, sempre interativos, serão 120.

Vai acontecer também, na 4ª SEPEX, a 1ª Feira do Livro Universitário com a participação de dez editoras, além da Editora da UFSC.

Paralelamente acontecem eventos de discussão multidisciplinar: Michel Foucault: Perspectivas – Seminário Internacional; 1ª Semana da Mecânica da UFSC, VIII Seminário Iberoamericano de Mostradores de Informação; Círculo Dialógico Pró-Bioculturas com o tema da ecopedagogia; Seminário de Propriedade Intelectual; Seminário Aberto de Grupo de Estudos de Ritual e Imagem e o III Fórum da Cidade de Florianópolis.

A programação cultural também é extensa e totalmente gratuita. A cada hora uma programação diferente. No dia de abertura (quarta-feira, 22) vai ter o boi-de-mamão com as crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC (NDI), Teatro, Maculelê e Capoeira e o Concerto de Abertura às 21h com a Orquestra Escola da Orquestra Municipal de Florianópolis, com regência de Carlos Alberto Vieira, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Nos outros dias muitas outras atrações: mostra de vídeos produzidos por alunos e professores, maracatu, fanfarra da latinha, entre tantas atividades. No sábado, no Centro de Cultura e Eventos, às 21h, encerrando a 4ª SEPEX acontece a apresentação da peça teatral “Don Pablo entre vogais”, com o Grupo de Pesquisa Teatro Novo, da UFSC, homenageando os 100 anos de nascimento do poeta Pablo Neruda.

A SEPEX é uma vitrine dos trabalhos realizados por professores, estudantes e servidores técnico-administrativos e um momento privilegiado em que a sociedade e especialmente o universo estudantil, podem conhecer e interagir com o que está sendo feito na universidade.

Julia e Tayná, alunas da 1ª série A do CA/UFSC

Julia e Tayná, alunas da 1ª série A do CA/UFSC



No entorno da grande lona da 4ª SEPEX já está funcionando o engenho de fabricar farinha de mandioca do “Seu Zico” ,uma minifazenda, feira de artesanato e outras atrações como a casa de caixas de leite feita pelas alunas da professora Mariza da 1ª série A do Colégio de Aplicação.”Foram 1800 caixas de leite para a montagem da casinha”, conta a aluna Julia. Ela também aprendeu que são necessários 5 anos para a decomposição da caixa de leite. A professora utilizou a construção casa para que os alunos apreendessem conceitos matemáticos, noções de reciclagem, além da mobilização da comunidade que colaborou doando as caixinhas. Estudaram também como há diferentes marcas e rótulos.

A mostra quer estimular estudantes de todas as escolas a se interessarem pela pesquisa científica, e dar a conhecer como a universidade desenvolve um trabalho que responde às demandas e anseios da sociedade.

A UFSC cumpre assim uma de suas missões estimulando a possibilidade de descobertas de novos horizontes e despertando futuros pesquisadores e estudiosos nas diversas áreas do conhecimento.

A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE É FUNDAMENTAL!

Programação completa: www.sepex.ufsc.br

Escolas podem agendar visita a visita pelo telefone 331 9915 ou pelo e-mail: sepex@reitoria.ufsc.br

Para entrevistas:

Pró-reitora de Cultura e Extensão:Professora Eunice S Nodari

tel: 331 8304

Pró-reitora de Pesquisa : Professora Thereza Christina Monteiro de Lima Nogueira tel: 331 9716

Apoio: FUNCITEC – Banco do Brasil – Caixa Econômica Federal

Por Alita Diana/jornalista coordenadora da Agecom

Fotos: Paulo Noronha/Agecom