1ª Semana da Engenharia Mecânica na 4ª SEPEX
Um caminhão amarelo está colorindo a paisagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde segunda-feira (20). Lá dentro, equipamentos de usinagem e uma mini-sala de aula prometem levar muito conhecimento aos passageiros que embarcarem nessa viagem. Trata-se do caminhão da Deb`Maq, uma unidade de difusão de tecnologia que faz parte da 1ª Semana de Engenharia Mecânica, atividade integrada à 4a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex).
Três máquinas de usinagem e dois tornos compõem o conjunto de equipamentos do caminhão, que percorre todo o Brasil e visita instituições parceiras da empresa de máquinas e peças Deb´Maq. A usinagem é a atividade responsável por dar forma às peças utilizadas na indústria. Por meio dela é possível, por exemplo, transformar um feixe de metal em parafusos. Além disso, ela também modela instrumentos de pesquisas inovadoras, como a que permite a transformação de ossos bovinos em parafusos para implante dentário. O caminhão poderá ser visitado na terça (21) e quarta (22) por todos os curiosos.
Além do caminhão, que também servirá como sala de aula para técnicos e estudantes da universidade, o departamento de Engenharia Mecânica (EMC) inova ao oferecer para os participantes da Sepex a oportunidade de conhecer os laboratórios dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais. Durante toda a sexta-feira (24), alunos-monitores organizarão grupos de oito pessoas para percorrer um verdadeiro roteiro de conhecimento. “Queremos atingir alunos do ensino médio para conhecer o curso e para criar motivação. Também queremos mostrar nossas atividades a comunidade que desconhece
nossa atuação”, afirma o chefe do EMC, professor Lourival Boehs. Ao todo serão três roteiros diferentes e os interessados podem optar por um, ou por todos. Alunos de pós-graduação e professores explicarão as atividades desenvolvidas em cada um dos laboratórios.
Outra atividade da Semana são as palestras, que já começaram na noite desta segunda-feira (20). Na quinta e na sexta-feira (23 e 24) elas ocorrem no Centro de Cultura e Eventos da UFSC e são abertas a todos os interessados. Entre os temas, destaca-se o da abertura do evento: “O papel do desenvolvimento tecnológico na indústria aeronáutica”, que será ministrada pelo pesquisador da Embraer Hugo Resende, dia 23, às 14h. A importância das atividades de pesquisa e extensão e a reforma curricular do curso de Engenharia Mecânica também serão temas de debate.
“A realização da Semana de Engenharia Mecânica foi uma idéia nossa, que a gente assumiu e lutou para viabilizar. A sociedade não conhece, muitas vezes, a realidade dentro da universidade e esse evento pode contribuir”, destaca Boehs. Além disso, o professor salienta que os alunos sempre pediram semanas como essa. “É uma velha aspiração dos estudantes e eles definiram boa parte da programação”, conta. Mesmo com um evento totalmente voltado para seu curso, os acadêmicos do
EMC também marcarão presença nos estandes e apresentações no pavilhão oficial.
O Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC possui 16 laboratórios, sete núcleos e grupos de pesquisa, uma biblioteca setorial e uma empresa júnior. A equipe técnica é formada por 69 professores, sendo 64 doutores e 5 mestres, 20 funcionários técnicos e 15 administrativos.
No curso de graduação, dividido em Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais, 195 alunos estão engajados em projetos de iniciação científica.
Criado em 1962, o curso de Engenharia Mecânica é reconhecido como um dos melhores cursos de graduação do país.
O curso tem duração de 10 semestres e contempla, no ciclo básico, disciplinas de Física, Matemática, Química e
Informática. Mas o estudante também se dedica a assuntos específicos como vibrações e acústica, aerodinâmica,
usinagem, soldagem, sistemas hidráulicos e pneumáticos, robótica, automação e controle, veículos automotores, turbinas,
bombas e projetos de produtos.
O curso de Engenharia de Materiais foi criado em 1999 e possui um modelo de ensino cooperativo, em que a formação
acadêmica é complementada com a prática exercida na indústria. Dividido em trimestres, o curso alterna períodos de
aula na universidade com estágios em empresas. Ao se formarem, os estudantes saem com dois anos de experiência
profissional no currículo.
Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Amanda Miranda com a colaboração de Sabrina Domingos.
Professor Lourival Boehs pelo telefone (48) 331 92 25
Engenharia Mecânica www.emc.ufsc.br
SAIBA mais sobre a 4a Sepex em www.sepex.ufsc.br