1ª Feira do Livro Universitário na SEPEX

23/09/2004 20:27

A 4ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC – SEPEX – tem este ano uma novidade: a 1ª Feira do Livro Universitário, que conta com a participação de outras dez editoras universitárias nacionais, além da EdUFSC, presente com dois estandes. O evento está acontecendo na Praça da Cidadania, em frente ao prédio da Reitoria.

A EdUFSC, organizadora e promotora da Feira, oferece títulos publicados durante seus 24 anos de existência, que estão sendo vendidos inclusive com descontos. À disposição também dos leitores obras de editoras independentes e das demais editoras universitárias presentes: Fiocruz, Eduel(Universidade de Londrina), UFRGS, Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, EdUSP, Unesp e Edusc (Editora da Universidade do Sagrado Coração), Fundação Boiteux, Furb e IBGE, que tem duas novidades em termos de multimídia: o Atlas Geográfico Escolar Multimídia e o software Estacart, programa que permite visualizar uma Base de Informações Municipais. Ambos estão à disposição para consultas no estande.

Thomas Hobbes é um dos destaques nos dois estandes da EdUSC, mas tem a companhia não menos ilustre de Monteiro Lobato e Moacyr Scliar, acompanhados de muita sociologia, economia, história, política, religião, saúde, filosofia etc. Perto dali, a Editora da Furb, de Blumenau, apresenta baús de imagens, ateus ambulantes, botocudos, chuvas intensas, cinema, coisas do tempo, desemprego, sobrevivência, drogas, depressão e assuntos menos mundanos como psicomotricidade variada, resistência genética e sacralização do corpo.



Alcides Buss, diretor da EdUFSC, quer apostar agora num trabalho de marketing mais intenso, via rede, para ampliar o espaço e atrair o maior número possível de editoras universitárias. A Associação Brasileira desse segmento editorial – ABEU -tem hoje mais de 108 associadas. “Foram elas que ocuparam grande destaque na última Bienal do Livro, em São Paulo, na qual compareceram 65 filiadas”, recorda Buss.

As estatísticas demonstram que o mercado vem evoluindo uma média de 51 por cento ao ano. Em 2003 as editoras da ABEU publicaram 800 novos títulos. Só a Editora da UFSC publica 50 títulos anualmente.

Buss diz que a SEPEX aglutina a comunidade universitária e “puxa” a população para o Campus. “É uma excelente oportunidade de conhecer a produção científica e intelectual da UFSC”, complementa.

Por Artêmio R de Souza/jornalista da Agecom

Fotos: Paulo Noronha/Agecom